Manifestação contra a decisão do impeachment de Dilma Rousseff ocorre em Caxias do Sul
O protesto teve alguns atos de vandalismo e ovos foram jogados nos manifestantes
Manifestantes realizaram protestos na noite desta quarta-feira, 31, em Caxias do Sul e em diversas outras cidades pelo país. Os atos ocorreram por causa da decisão do impeachment de Dilma Rousseff. O senado aprovou o afastamento em definitivo dela da presidência da república, por 61 votos a 20. Com este resultado, Michel Temer assume como presidente do Brasil até 2018.
A manifestação teve alguns atos de vandalismo em Caxias. Na Avenida Júlio de Castilhos lixeira foi pichada e na sede do PMDB também foi alvo de vandalismo com pichação. Em alguns prédios durante o protesto, os moradores jogavam ovos contra os manifestantes. Em torno de 150 pessoas participaram do evento. O Movimento Brasil Livre que foi a favor do afastamento em definitivo da Dilma Rousseff na presidência da república não realizou ato comemorativo em Caxias do Sul.
Em entrevista concedida para a reportagem da Rádio São Francisco durante o protesto, o professor e antropólogo Rafael dos Santos, disse que a manifestação resulta de um ato contra o golpe que está se desenvolvendo. “Ela (protesto) mostra que em Caxias do Sul existe uma indignação com a ilegitimidade e a farsa jurídica parlamentar que foi montada para derrotar uma presidente eleita com 54 milhões de votos" (Acompanhe, em áudio)
Ainda conforme ele, o resultado do impeachment já era esperado por causa do jogo político. "Eu acredito que estes que se acham vencedores do processo, não sabem dimensionar a capacidade de luta do povo brasileiro e dos eleitores, que vão dar muito trabalho para estas pessoas que ocuparam o Palácio do Planalto".
O professor relata que no governo do presidente Michel Temer vai ter o aumento da remuneração do capital, através da diminuição dos direitos trabalhistas, e, além disso, vai haver a reforma da previdência e problemas em relação a desvinculação do salário do aposentado e do salário mínimo. "São apenas algumas das coisas malignas que vão cair sobre a sociedade e dos trabalhadores assalariados a partir de agora".
Por fim, o professor e antropólogo Rafael dos Santos falou que o futuro do Brasil ainda está sendo decidido e vai haver mais luta pela frente. "Resultado: todas aquelas medidas necessárias para realmente reerguer a economia do Brasil com justiça social e todas estas medidas vão ficar em compasso de espera", conclui ele.
Os protestos contra e a favor do presidente Michel Temer nesta quarta-feira foram realizados em diversos estados e mais o Distrito Federal. Em alguns lugares houve o confronto entre a polícia e os manifestantes.
Confira abaixo, a galeria de imagens e vídeo.
Comentários