Mais de 700 denúncias de maus-tratos são recebidas pela Semma em um ano
Do total, 638 foram referentes a cães, 22 a gatos, 10 a equinos, seis a aves e 24 a animais silvestres
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) averiguou mais de 700 denúncias de maus-tratos a animais. O serviço completa seu primeiro ano de funcionamento em 1º de junho e atende casos de sofrimento devido a agressões, privação de comida, desconforto (dor e doenças), e de falta de liberdade para a expressão do comportamento natural.
O atendimento é feito por meio de um formulário on-line, que consta no site da prefeitura. A partir dessa nova forma de contato, a Semma passou a receber mais denúncias verdadeiras. Do total de 700 acusações, 638 foram referentes a cães, 22 a gatos, 10 a equinos, seis a aves e 24 a animais silvestres. Semanalmente, são recebidas mais de 20 solicitações de resgate. Além de atender maus-tratos, o departamento também presta socorro a animais em vulnerabilidade, como em casos de atropelamento ou acidentes. Outro formulário, específico sobre o assunto, também está no site da prefeitura.
Para prestar um atendimento eficaz, a equipe de veterinários do setor faz uma triagem das denúncias, dando preferência aos casos mais urgentes. A definição ocorre por meio do envio de fotos do caso por e-mail. “Isso fez com que diminuíssem significativamente o número de ocorrências falsas”, informa Marcelly de Souza Paes, veterinária e diretora do departamento. A Semma disponibiliza um auxiliar de resgate e médicos veterinários para os atendimentos, contando com apoio da Patrulha Ambiental (Patram), que emite termos circunstanciados para os proprietários, e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que ajuda no atendimento veterinário.
Conforme a auxiliar de atendimento dos casos, Cátia Giesch, esse primeiro ano deve ser celebrado. “Recebemos uma ocorrência em que uma cadela tinha sido espancada por seu dono, e, depois, abandonada em uma mata. Ela estava com um olho para fora, amarrada em uma árvore com um cipó em volta do pescoço. Foi levada para uma cirurgia e, após sua recuperação, foi adotada e hoje é bem tratada. São casos como esses que provam a seriedade do trabalho desenvolvido pela Semma”, comenta Cátia.
Como identificar maus-tratos
No anseio de ajudar os animais, muitas pessoas denunciam casos que, em si, não seriam de maus-tratos. Marcelly indica quais características devem ser analisadas para confirmar que o caso precise ser denunciado. “Em geral, o animal apresenta machucados que nunca são tratados; está amarrado de forma que não tenha acesso à água e à comida ou ainda está em situação de desconforto, como, por exemplo, uma situação estranha e que provoque estresse”, explica.
Como denunciar
Para qualquer caso que se enquadre em maus-tratos, é possível fazer a denúncia a partir dos formulários que estão disponíveis na capa do site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no menu “Proteção Animal”. Também é necessário enviar a foto para comprovar a situação que o animal se encontra, para o endereço [email protected].
A Semma ainda recebe denúncias de forma presencial. O solicitante precisa se deslocar até a secretaria, localizada na Avenida Rubem Bento Alves, nº 8.308, das 10h às 16h. O atendimento é de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a Semma pelo número (54) 3901.1445.
Comentários