Dia do Meio Ambiente promove ações educativas em Garibaldi
Atividades serão realizadas a partir deste sábado
A Prefeitura de Garibaldi, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, através do setor de Educação Ambiental, realiza a partir deste sábado ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente, lembrado mundialmente no dia 5 de junho.
Coleta de resíduos eletrônicos
A primeira atividade, marcada para sábado, dia 3, é a coleta de resíduos eletrônicos. A comunidade é estimulada a dar a destinação correta a resíduos que não são recolhidos na coleta seletiva, como computadores e seus acessórios, celulares, televisores, entre outros. O recolhimento será realizado em frente à Secretaria de Meio Ambiente (Rua Heitor Mazzini, 55), das 8h às 11h30.
Na mesma ação, também será recolhido óleo de cozinha usado. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o sábado seguinte, dia 10.
Lançamento de selo, palestras e museu
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, segunda-feira, diversas atividades serão realizadas na Faculdade Fisul. A primeira delas será o lançamento do selo “Escola Amiga da Natureza” pela Educação Ambiental. A certificação será destinada a escolas que trabalharem ações ambientalmente sustentáveis ao longo de 2017 e que atenderem a critérios que serão revelados no dia do lançamento, que será às 9h.
Durante a tarde, haverá palestras com técnicos do Ibama, abrangendo, principalmente, animais silvestres. Técnicos da área ambiental podem inscrever-se junto à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (54) 3462-8104 ou pelo e-mail [email protected].
Ao longo do dia, o auditório da Fisul ainda receberá o projeto “O mundo aquático invade sua escola”, um museu marinho itinerante. A coleção de mais de 30 anos apresenta tubarões, raia, tartarugas, pinguins, cavalos-marinhos, conchas, corais e outras espécies de peixes de água doce e salgada. Escolas podem inscrever turmas de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio para visitar a exposição, junto ao setor de Educação Ambiental, pelo telefone (54) 3462-8248 ou pelo e-mail [email protected]. A exposição também é aberta à comunidade.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Arnaldo Seganfredo, é indispensável a mobilização do município em disponibilizar ações pela conscientização da comunidade, que é peça-chave para o desenvolvimento sustentável.
Resíduos eletrônicos aceitos na coleta – 03/06 – Secretaria de Meio Ambiente:
Televisores/monitores de tubo
Televisores/monitores LCD/plasma/LED
CPU
Teclado
Mouse
Caixa de som
Webcam
Impressora
Estabilizador
No-break
Scanner
Notebook
Tablet
Modem
Switch/hub
Roteador
HD
Fonte
Pen drive
Celular
Carregador
Transformador
Cabo elétrico
Placa eletrônica
Central telefônica
Fax
Telefone
Projetor
DVD player
Vídeo cassete
Câmera fotográfica
Home theater
MP3 player
Videogame
Agenda eletrônica
Controle remoto
Ar condicionado
Geladeira
Fogão
Forno elétrico
Micro-ondas
Máquina de lavar roupa
Máquina de lavar louça
Secadora de roupa
Freezer
OBS: não serão recolhidas lâmpadas, pilhas, pneus, eletrodomésticos e resíduos volumosos em geral (móveis). Somente serão recebidos os resíduos de pessoas físicas. Empresas, comércios e prestadores de serviços devem contatar diretamente uma empresa habilitada para a destinação do material.
Horários das visitações ao Museu Marinho – 05/06 – Fisul:
10h às 11h
13h30 às 14h30
14h30 às 15h30
15h30 às 16h30
Palestras com técnicos do Ibama – 05/06 – Fisul:
13h30 – O papel do tráfico de animais silvestres na transmissão de zoonoses
Fabiano Barbosa Pessoa e Sandoval Moura (Ibama/PI)
14h45 – Legislação e tráfico de animais
Emerson Strack Skrabe (CETAS/RS)
16h – Projeto liberdade e saúde
Fabiano Barbosa Pessoa e Sandoval Moura (Ibama/PI)
17h15 – Projetos de soltura de animais silvestres na região
Emerson Strack Skrabe (CETAS/RS)
Comentários