Bota-Fora Especial contra a Dengue recolhe 30 toneladas de resíduos no bairro Reolon, em Caxias
O bairro Reolon foi escolhido para a operação, pois é um dos que têm maior número de focos e apresenta risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti
A Codeca, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (27/04) a Operação Bota-Fora Especial Contra a Dengue no bairro Reolon. A comunidade descartou resíduos de grande porte como sofás, colchões, pneus, móveis, madeiras, eletrodomésticos totalizando 15 caminhões caçamba ou 30 toneladas de resíduos recolhidos. A ação ocorreu das 8h às 16h nas ruas onde passa o transporte coletivo urbano no bairro.
O bairro Reolon foi escolhido para a operação, pois é um dos que têm maior número de focos e apresenta risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, conforme apontou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), realizado de 27 de março a 4 de abril.
O número de focos vem aumentando, por isso a importância de ações conjuntas do Poder Público e da comunidade. Atualmente são 494 focos, todos identificados e bloqueados.
A Operação Bota-Fora visa dar o destino correto para objetos e resíduos que a coleta diária não recolhe, evitando assim o descarte incorreto em áreas verdes do município (lixões clandestinos) e a consequente proliferação do mosquito da dengue. Desde a retomada da ação em 2021, dentro do Programa Luz, Cor e Flor, foram beneficiados os bairros da Zona Norte (Santa Fé, Belo Horizonte, Vila Ipê e Cânyon), Pioneiro e Pôr do Sol, Fátima e Fátima Baixo, Planalto, quadrilátero central da cidade e bairros Arcobaleno, Bom Pastor e São Caetano, totalizando mais de 300 toneladas de resíduos coletadas.
Comentários