Com apoio de US$ 200 mil, Caxias terá projeto para mitigar efeitos econômicos e ambientais de desastres naturais
Parceria será realizada com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)
Caxias do Sul terá um projeto para diminuir as consequências de fenômenos climáticos na área econômica e ambiental, especialmente na zona rural. A ação é encabeçada pela Prefeitura, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com o objetivo de enfrentar os efeitos devastadores das cheias e demais desastres naturais, que atingiram o município recentemente.
A iniciativa, que conta com o apoio de US$ 200 mil do CAF (a fundo perdido), será executado em 18 meses. As ações incluem o desassoreamento de rios, monitoramento preventivo e a ampliação do plano de contingência para emergências, com foco na proteção da agricultura local, garantindo maior resiliência contra futuros desastres. Além disso, soluções sustentáveis, como práticas agrícolas de baixo carbono, serão promovidas para proteger o solo e a biodiversidade.
O trabalho está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças (SMGF), em conjunto com a execução das Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Agricultura (SMAPA) e a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). O projeto foi encaminhado nesta quinta (26/09) para apreciação e aprovação do banco.
Comentários