Samae identifica mais de 50 irregularidades através da termonebulização, em três meses
Ao todo, 42 bairros e loteamentos foram atendidos pelo serviço
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) efetua, desde outubro, o serviço de termonebulização em diferentes localidades de Caxias do Sul. O trabalho é realizado pela equipe da gerência de redes de esgoto e tem como objetivo identificar ligações irregulares nas tubulações. Nesses três meses, 42 bairros e loteamentos de todas as regiões da cidade foram atendidos pelo serviço.
Durante esse período, foram emitidas 52 notificações de irregularidades para os moradores. Dessas, 27 já foram regularizadas e 25 ainda estão pendentes de regularização. O usuário que estiver irregular recebe uma notificação e tem até 30 dias para se regularizar, conforme a legislação. Após esse prazo, a equipe faz novamente o teste com o termonebulizador. Caso o usuário ainda não tenha realizado a ligação correta, ele poderá ser autuado.
“Primeiramente, o Samae está buscando que os moradores se regularizem, evitando ao máximo a emissão das autuações”, explica Bruna Schio, coordenadora do serviço de termonebulização.
O trabalho é contínuo e seguirá em 2018. Nesta semana, a equipe do Samae trabalhará no Loteamento Grand Ville.
Entenda a termonebulização
Para o serviço, é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as conexões irregulares, para que possam ser corrigidas posteriormente.
A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até 1km do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:
- Ligação de calha de chuva;
- Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
- Ligação de boca de lobo;
- Rede de esgoto cloacal quebrada.
Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Nesse caso, a equipe do Samae identifica o endereço e notifica o morador, para que ele realize a correção das instalações prediais.
Comentários