Proposta para melhorar destinação do lixo orgânico e de resíduos da construção civil está em análise, em Caxias
Baixar ÁudioUma comitiva da Prefeitura realizou visita técnica em empresas de Novo Hamburgo e de Canoas, a fim de conhecer os processos de reaproveitamento do lixo
Um projeto que melhora a destinação do lixo orgânico e da construção civil está em análise pela Prefeitura de Caxias do Sul. Uma equipe do Município realizou uma visita técnica a uma empresa, localizada em Novo Hamburgo, para conhecer o processo de reaproveitamento dos resíduos para o aterro sanitário da cidade. Outro empreendimento, que fica em Canoas, também foi observado pela administração municipal.
A primeira empresa desenvolveu uma tecnologia que reaproveita integralmente o lixo orgânico, transformando-o em massa termoplástica. Grande parte é direcionada para a criação de produtos, como esgoto, grelhas para bocas de lobo, placas de sinalização, tijolos, telhas, contêineres, entre outros. O que não vira este tipo de material serve para a geração de gás e energia, além de compostagem. Para Tua Rádio São Francisco, o prefeito Adiló Didomenico, que estava na comitiva da visita técnica, fala que o impacto ambiental seria enorme para Caxias, além do reflexo econômico.
Já a outra empresa faz o reaproveitamento de resíduos da construção civil. Ela recebe materiais coletados por empresas de caçambas, e os transforma em areia, pedra e concreto, que podem ser usados na produção de bancos, calçadas, concreto drenante, cascalho e brita, dentre outros materiais empregados em obras públicas das prefeituras. Em Caxias, parte dos entulhos da construção civil é encontrada em estradas do interior e lixões urbanos. Didomenico ressalta a experiência em visitar a companhia.
O prefeito vai propor para a Universidade de Caxias do Sul (UCS) uma análise destas iniciativas. Recentemente a Prefeitura e a instituição assinaram um convênio para estudos sobre alternativas aos resíduos sólidos urbanos.
Além de Didomenico, estavam presentes na visita técnica a vice-prefeita Paula Ioris, os secretários João Osório Martins, do Meio Ambiente, o de Obras, Norberto Soletti, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), Helen Machado. Ainda participaram o diretor executivo do Meio Ambiente, Henrique Koch, e a supervisora de Recursos Humanos e Qualidade da Codeca, Raquel Puhl.
Comentários