Sistema de irrigação do solo com chorume tratado no Aterro Sanitário Rincão das Flores é testado
O Aterro Sanitário Rincão das Flores foi projetado em sintonia com as mais modernas tecnologias e prevê inclusive a produção de energias alternativas
O Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Vice-Prefeito Antonio Feldmann acompanharam nesta terça-feira (25/08) o teste do sistema de irrigação do solo com chorume tratado no Aterro Sanitário Rincão das Flores, em Vila Seca. Na ocasião, o Prefeito acionou a bomba que envia o efluente tratado para o sistema de irrigação.
O objetivo do sistema é que o efluente, após passar pela Estação de Tratamento de Efluentes, não seja descartado/lançado no curso d'água da região do Aterro Sanitário. A prática foi aprovada/autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e prevê o lançamento do chorume tratado como meio de irrigação de parte de uma área verde localizada no Aterro Sanitário.
O Aterro Sanitário Rincão das Flores foi projetado em sintonia com as mais modernas tecnologias e prevê inclusive a produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pela decomposição dos resíduos. O Aterro entrou em operação em 2010 e é gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) e operado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA).
Localizado numa área de 275 hectares, a Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores foi preparada para garantir proteção ambiental de acordo com as exigências dos órgãos licenciadores. Conforme os técnicos, camadas de argila compactada e membranas de polietileno de alta densidade (PEAD) evitam qualquer tipo de contaminação do solo. De acordo com engenheiros da SEMMA, não existe tratamento similar no Brasil.
Comentários