Coletivo Caxias Lixo Zero realiza mais um drive-thru para coleta de resíduos no dia 02 de setembro
Ação ocorre no estacionamento Pietá Parking, junto à Igreja de São Pelegrino
A próxima edição do drive-thru para coleta de resíduos especiais, promovido pelo coletivo Lixo Zero de Caxias do Sul e com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, será no dia 2 de setembro, sábado. A ação ocorre no estacionamento Pietá Parking, junto à Igreja de São Pelegrino.
O drive-thru de resíduos vai receber os chamados resíduos especiais e perigosos, que exigem destinação específica ou que dificilmente serão reciclados se forem depositados nos contêineres públicos de coleta de lixo. São eles: eletrônicos (de pequeno e médio porte), chapas de raio X, óleo de cozinha usado, isopor, vidros inteiros (garrafas e potes de conserva), BOPPS (embalagens laminadas, tipo de salgadinho), cápsulas de café, esponjas de cozinha usadas, tampinhas plásticas e blister de medicamentos (as cartelas vazias).
Também serão recolhidos guarda-chuvas e sombrinhas quebrados, banners, muito usados em publicidades, e lonas, além de alimentos não perecíveis para o movimento Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
Esta edição do drive segue com a parceria com a Trashin, startup de gestão de resíduos que atua com logística reversa. A startup vai recolher sandálias havaianas. Os chinelos em condições de uso são higienizados e doados. O restante passa pelo reaproveitamento da borracha do solado e do PVC da tira, reaproveitados para a confecção de itens como chaveiros. Apenas sandálias da marca poderão ser descartadas.
Na última ação, em julho, foram arrecadadas mais de três toneladas de resíduos especiais. O volume é celebrado pela equipe do Coletivo por representar o engajamento crescente da comunidade caxiense com a destinação correta de ‘lixo’. No entanto, também reforça a necessidade das pessoas levarem os resíduos já separados para facilitar a triagem.
O drive-thru também terá a loja do Coletivo, com a comercialização de ecobags feitas com tecido de guarda-chuvas quebrados, pochetes e bolsas feitas de banners e escovas de dente de bambu.
O Coletivo Caxias Lixo Zero representa o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e é aberto a receber voluntários e empresas parceiras. Para mais informações, acesse o Instagram @caxiaslixozero.
Comentários