Efluentes industriais são descartados irregularmente na ETE Belo, em Caxias
Os órgãos ambientais foram imediatamente informados da ocorrência e estão trabalhando na identificação da empresa responsável
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa que, especialmente nos últimos dias, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belo vem recebendo uma grande quantidade de efluentes oriundos de indústrias. Desde a última quinta-feira, 19, foram registrados quatro descartes irregulares. Entretanto, os operadores da ETE conseguiram, em tempo, desviar o fluxo e evitar danos maiores ao tratamento. Os órgãos ambientais foram imediatamente informados da ocorrência e estão trabalhando na identificação da empresa responsável.
Em acordo com a legislação vigente, o SAMAE trata apenas dos efluentes domésticos, sendo que as empresas não podem lançar efluentes industriais brutos na rede pública, evitando, assim, o comprometimento do tratamento de esgoto realizado nas ETE's.
A necessidade de as empresas tratarem seus próprios resíduos deve-se à legislação, que exige licença ambiental e estação própria. Muitos dos resíduos descartados acabariam impactando no tratamento biológico utilizado em todas as Estações de Tratamento de Esgoto.
Comentários