Serra Gaúcha participa da Hora do Planeta
Caxias e Bento estão engajados na campanha mundial de consciência sustentável
O município de Caxias do Sul participará pela oitava vez da Hora do Planeta. A iluminação do Centro Administrativo e do Monumento Nacional do Imigrante será apagada durante uma hora, das 20h30 às 21h30, neste sábado, dia 24 de março. A gerente de Educação Ambiental da Semma Cassiane Giacomelli diz que o evento simbólico representa a preocupação com questão ambientais.
A cidade de Bento Gonçalves também já tem sua adesão confirmada na Hora do Planeta. O evento é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela World Wide Fund for Nature (WWF - Fundo Mundial para a Natureza), que busca alertar a população sobre a importância de proteger o planeta contra efeitos ambientais negativos. Por uma hora, as pessoas apagam as luzes para demonstrar a preocupação com o aquecimento global. Na Capital Brasileira do Vinho, numa parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a de Mobilidade Urbana, as luzes da Pipa Pórtico, símbolo turístico do município, serão desligadas.
Vale destacar que o evento não se trata de um “apagão”, mas, sim, de uma ação voluntária. Sendo assim, nem todas as luzes da cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.
A Hora do Planeta ocorre anualmente em março, mês escolhido por coincidir com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.
Comentários