Codeca retoma campanha contra queima de contêineres seletivos
Neste ano, 70 equipamentos foram destruídos, causando prejuízo de R$ 112 mil
Ao longo de 2017, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) contabilizou 70 contêineres seletivos queimados, resultando em um prejuízo calculado em cerca de R$ 112 mil. O problema decorre, especialmente, de atos de vandalismo durante a madrugada em diferentes bairros de Caxias do Sul. Produzido com polietileno de alta densidade, o equipamento pega fogo facilmente, fator que contribui quase sempre para dano total.
Para tentar coibir essa prática, de abril a junho de 2017, a Codeca lançou, em parceria com a prefeitura, uma campanha nas redes sociais intitulada “Preserve os contêineres – proteja nosso patrimônio”. A iniciativa reduziu os índices de queima em 44%. “Frente às últimas ocorrências, optamos por reativar esse projeto a partir da divulgação de e-cards no facebook da Codeca, com intuito de pedir a colaboração da comunidade para denunciar o vandalismo. O prejuízo não se limita à Companhia, mas à população caxiense, a quem prestamos serviços de limpeza urbana”, enfatiza o gerente operacional da Codeca, Igor Rossi, ao lembrar que os contêineres são patrimônio de todos.
A Companhia solicita que a comunidade contate a Central de Atendimento ao Cidadão ao presenciar ou desconfiar de atos que envolvam a queima dos equipamentos. A Central está disponível pelo telefone (54) 3224-8000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para situações fora desses horários, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153.
A Codeca possui 1.851 pontos de área conteinerizada, divididos em 12 bairros e 36 microrregiões no Município. “Tivemos um respaldo importante durante a campanha, no primeiro semestre de 2017. Esperamos poder contar com o apoio de todos, mais uma vez”, reforça a diretora-presidente da Companhia, Amarilda Bortolotto.
Comentários