Plataforma de reflorestamento propõe adoção de floresta virtual
Baixar ÁudioAtravés do software, pessoas do mundo todo podem participar do processo de plantio on-line
Uma das maneiras mais simples, econômicas e eficientes de se envolver e combater as mudanças climáticas é plantar uma árvore. As árvores desempenham uma dupla função essencial para a vida na Terra. Juntamente com os oceanos, elas são um dos principais mecanismos de captura de carbono do planeta.
As árvores também produzem oxigênio, essencial para a respiração. Inclusive, plantas e algas são responsáveis por tornar a superfície do planeta habitável. Se a taxa atual de desmatamento de florestas e degradação de mares e oceanos for mantida, é muito possível que a Terra não seja mais o lar das gerações futuras.
Para trazer soluções para isso, a plataforma de reflorestamento Tree Nation já plantou mais de 50.000 árvores desde 1º de janeiro de 2020 e propõe que cada pessoa no mundo possa ter a própria floresta virtual. Através da colaboração com entidades locais, a Tree-Nation gerencia mais de 190 projetos de plantações com 300 espécies em 33 países em 4 continentes. O processo de plantio on-line é tão simples que até as crianças podem fazê-lo sob a supervisão de um adulto. Além disso, uma vez concluída a plantação, é possível acessar o arquivo da árvore para saber a todo momento a quantidade de CO2 que está compensando, o projeto de reflorestamento do qual faz parte e sua localização geográfica, entre outros dados.
Como funciona: A Tree-Nation é uma plataforma de reflorestamento que usa seu próprio software para conectar cidadãos e empresas a projetos de plantações em todo o mundo. A organização sediada em Barcelona possui atualmente mais de 70 projetos de reflorestamento ativos. Desde a sua criação em 2006, mais de 118.000 usuários e mais de 1.500 empresas plantaram 5 milhões de árvores usando a plataforma.
A diretora da Área do Conhecimento Exatas e Engenharias da UCS, Neide Pessin, analisou a iniciativa em entrevista ao programa Temática na manhã desta quarta-feira. Confira na íntegra.
Comentários