Especialista em polímeros fala sobre os usos do plástico pela sociedade
O material se tornou um vilão nos últimos tempos e passou a ser proibido por alguns países, mas contribuiu para avanços da humanidade
União Europeia anunciou nesta semana que pretende proibir o uso de plásticos descartáveis em todos os países membros até 2021. Uma das principais justificativas é que o material é o principal poluidor dos oceanos, prejudicando a vida marinha e todo o ecossistema.
A decisão também pretende interferir no comportamento das pessoas e conscientizar para o descarte adequado dos resíduos. Segundo os dados da Comissão Europeia, pouco menos de um terço dos resíduos plásticos é coletado e reciclado, e a maior parte acaba nos mares e oceanos.
Em entrevista ao programa Temática desta sexta-feira, o professor e pesquisador do curso de Polímeros da Universidade de Caxias do Sul, Diego Piazza, fez a análise da cadeia do plástico, diferenciou os conceitos de plásticos descartáveis e duráveis, refletiu sobre os avanços da humanidade com o uso do material e falou sobre o futuro dos polímeros. Ouça a entrevista na íntegra no link abaixo da foto.
Comentários