Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Serviço de desratização de praças e parques alerta para cuidados contra a proliferação de roedores, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Alimentação de pombos é o principal fator de atração de ratos para o centro da cidade

Foto: Antonio Lorenzett/Arquivo

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul alerta a comunidade para os perigos relacionados à proliferação de roedores no centro da cidade. Atraídos principalmente pelos restos alimentares ofertados aos pombos, tais animais são vetores de doenças graves, como a leptospirose. A fim de promover a saúde pública, a Semma desenvolve o serviço de desratização, por meio do setor de Parques, Praças e Jardins (PPJ).

Esse trabalho tem por objetivo controlar a superpopulação de ratos, minimizando riscos sem extinguir a espécie. O início da primavera, quando os animais se reproduzem, é a época ideal para a desratização. “É introduzida uma pequena quantia de substância tóxica para ratos nas tocas. Eles ingerem e morrem rapidamente. Depois, os animais são recolhidos e descartados no lixo orgânico. Há aproximadamente 20 dias, foi realizada a manutenção da desratização nas praças da Bandeira, Dante Alighieri e João Pessoa”, explica Luíz Vacchi, diretor de Serviço da Semma.

O produto utilizado não é letal aos humanos nem a outros animais, como pombos, cães e gatos, por ser palatável apenas para os roedores. “A população não deve se preocupar, pois o princípio ativo dos blocos parafinados é apenas tóxico para os ratos. Caso alguém encontre algum roedor morto na rua, é indicado ligar para a equipe da Semma recolher o animal”, ressalta Vacchi.

Para evitar a proliferação, é preciso acondicionar bem o lixo e não alimentar os pombos. A Secretaria do Meio Ambiente alerta a população de que, além de ser proibida pela lei municipal 7.654/13, esta ação pode trazer riscos à saúde humana, uma vez que o rato e os pombos são transmissores de doenças.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais