Descarte irregular em bacia de captação mobiliza equipes do SAMAE em Caxias do Sul
Cerca de 5 toneladas foram despejadas e, após, incendiadas
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) recebeu uma denúncia, por meio do telefone 115, de descarte irregular de aproximadamente 5 toneladas de resíduos sólidos na Bacia de Captação do Maestra, na estrada de acesso à Nossa Senhora da Saúde, no bairro Santo Antônio, neste domingo, 19.
Após o descarte, os indivíduos atearam fogo no material. O SAMAE mobilizou as equipes de plantão da Divisão de Recursos Hídricos, Divisão de Água e Divisão de Esgoto para com o caminhão-pipa, caminhão caçamba e uma retroescavadeira removerem os objetos e impedirem que as chamas se alastrassem.
Além do impacto ocasionado à fauna e à flora do local, a ação resultou na destruição de uma placa de sinalização. Além disso, o descarte irregular foi feito sobre o leito da estrada, o qual poderia ter ocasionado acidentes.
O material restante foi recolhido para auxiliar na busca dos responsáveis. Quem realiza descartes em áreas públicas e privadas de forma irregular está sujeito à multa, além de responder por crime ambiental.
Denúncias são acolhidas pelo serviço público de ouvidoria através do número 115, plantão 24 horas.
Comentários