Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Caxias do Sul firma parceria com RGE para o programa Arborização + Segura

por Alice Corrêa

Este projeto visa identificar e substituir árvores que representem potenciais riscos à segurança da população

Um termo de cooperação técnica foi formalizado entre o município de Caxias do Sul e a Rio Grande Energia (RGE), nesta sexta-feira (19). O objetivo é a implementação do programa Arborização + Segura. Este projeto visa identificar e substituir árvores que representem potenciais riscos à segurança da população, seja devido ao seu estado fitossanitário comprometido ou pela interferência significativa nas estruturas urbanas.

Os principais problemas causados pelas árvores incluem danos ao calçamento, obstrução da iluminação pública, interferência nas redes de água, esgoto e energia, além da presença de espécies exóticas invasoras. A iniciativa se baseia na Licença Única (LU) emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam-RS) em novembro de 2023, que autoriza o manejo da vegetação em áreas próximas às redes de distribuição.

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, pelo titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Daniel Caravantes, pelo gerente de operações de campo da RGE, Rômulo Salla, e pelo analista de Meio Ambiente da concessionária, Eduardo Kehl.

A primeira fase do programa consistirá em um levantamento preliminar realizado pela RGE, que apresentará um inventário à SEMMA. Posteriormente, o documento será submetido à análise técnica da municipalidade, alinhada com o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). De acordo com Dalabrida, o processo contará com a contribuição de um geólogo e um engenheiro ambiental da empresa.

O programa também prevê o plantio inicial de mil mudas nativas pela RGE em locais determinados pela SEMMA. Para cada árvore exótica removida, será realizada a compensação ambiental com o plantio de uma árvore nativa; já para cada árvore nativa removida, serão plantadas cinco novas mudas nativas. Os plantios seguirão as diretrizes do PDAU, priorizando espécies de porte pequeno que não interfiram na rede elétrica.

Além de mitigar os riscos de interrupção no fornecimento de energia devido à interferência de árvores, o programa Arborização + Segura já está implementado em cerca de 60 municípios da Serra Gaúcha, como Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis. Em 2023, a RGE plantou mais de 10,5 mil árvores em toda a sua área de concessão, totalizando 30,4 mil árvores desde 2018, com um investimento de R$ 2,3 milhões.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais