Saiba o que são as Soluções baseadas na Natureza, citadas na COP 26
Baixar ÁudioAções se inspiram na natureza para amenizar problemas ambientais e são importantes para que o Brasil alcance metas do Acordo de Paris
Entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, líderes mundiais, organizações e ativistas se reuniram em Glasgow, na Escócia, para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26. O Brasil, país com a segunda maior área de florestas do mundo, se comprometeu novamente a investir para reverter o desmatamento e a degradação ambiental até 2030.
Comprometeram-se também com a meta países como Austrália, China, Estados Unidos, Guatemala, Rússia, Turquia e União Europeia. Essas nações ficam obrigadas a realizar investimentos públicos e aplicar fundos de iniciativa privada para atingi-la. Alguns desses fundos foram levantados para aumentar os investimentos em bioeconomia e Soluções baseadas na Natureza (SbN), expressão que foi citada várias vezes na COP26.
De acordo com Nicole Brassac de Arruda, pesquisadora do Lactec - Instituto privado sem fins lucrativos, um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil, se a redução dos impactos da intervenção humana não pode ser feita de forma integral, as SbN são caminhos para absorver carbono e regular o ciclo hidrológico, reduzindo o desmatamento e o risco de enchentes.
A pesquisadora concedeu entrevista ao programa Temática na manhã desta quinta-feira (18) quando explicou o assunto.
Confira a entrevista na íntegra (acima).
Comentários