Dia Nacional de Proteção às Florestas reascende debate sobre economia verde
Baixar ÁudioA conservação de áreas florestais primárias e as extensões restauradas precisam ser valorizadas pela sociedade
O Brasil abriga cerca de 12% das florestas do mundo nativas, e pode ampliar ganhos com mercado de carbono e outros projetos de restauração. Uma em cada dez espécies conhecidas no mundo está na Floresta Amazônica, segundo a organização WWF (World Wildlife Fund). O bioma que tem o maior número de espécies de plantas e animais vivos no mundo, compreende 40% de toda a América do Sul e 60% desse território fica localizado no Brasil. Mas a importância fundamental de toda essa biodiversidade da floresta, torna a Amazônia um tema de interesse global.
A floresta, além dos benefícios que gera para a própria natureza, traz subsídios essenciais para as pessoas, aumentando a produtividade de culturas agrícolas, a proteção da água e do solo, melhoria do clima, entre outros fatores fundamentais para a manutenção da nossa vida.
O ambientalista Francisco Milanez, diretor científico e técnico da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), falou sobre o assunto em entrevista especial ao programa Temática. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
Comentários