Parque Natural São Francisco de Assis lança campanha em alusão ao Dia da Árvore
Moradores da Serra são convidados a postarem nas redes sociais fotos criativas com uma árvore. Objetivo é promover a preservação e conhecimento da flora local.
Nesta segunda-feira, 21 de setembro, será celebrado o Dia da Árvore. No Brasil, a data foi instituída por um decreto federal, publicado em fevereiro de 1965, que instituiu a Festa Anual das Árvores. A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.
Além de celebrar a existência desses seres que carregam a simbologia da vida e da fartura, o Dia da Árvore também busca conscientizar para a importância da preservação da natureza a partir de atitudes individuais e coletivas. Em tempos em que órgãos de fiscalização e controle ambiental divulgam números de desmatamento e queimadas que destroem milhares de Km² de florestas diariamente, iniciativas que promovam a preservação são ainda mais importantes.
Pensando em engajar a comunidade na proteção das árvores e no conhecimento das espécies locais, o Parque Natural São Francisco de Assis de Flores da Cunha está promovendo uma campanha cultural. O objetivo é convidar os moradores para que façam uma foto criativa com uma árvore que possuem em sua casa, ou que está presente no bairro e na cidade e que postem nas redes sociais marcando o perfil do parque (@parquesaofranciscodeassis). As pessoas também são convidadas a escreverem a história a respeito da árvore escolhida e o que ela representa para a suas vidas.
As fotos postadas até o dia 25 de setembro passarão por uma seleção e as melhores integrarão uma exposição online, disponível no site e no Instagram do Parque. O envio é gratuito e nenhuma imagem será premiada. A campanha tem como foco incentivar o conhecimento e a preservação da flora. Quem tiver dificuldades para identificar a espécie da árvore pode pedir auxílio para a equipe do Parque Natural São Francisco de Assis por meio das redes sociais.
Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, o biólogo do Projeto de Educação Ambiental de Flores da Cunha, Elias Zientarski Michalski, explicou a importância das árvores para todo o ecossistema e falou mais sobre a campanha. Ouça AQUI.
Comentários