Horto Municipal de Bento Gonçalves começa receber primeiras mudas
O projeto tem por objetivo auxiliar no trabalho de recuperação dos internos da comunidade terapêutica
A implantação de um Horto na Comunidade Rural Terapêutica, no Distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, está sendo implantada em uma parceria da prefeitura, entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde.
O Projeto Horto Municipal de Bento Gonçalves tem por objetivo organizar a produção de mudas de flores e de árvores nativas, além de auxiliar com essas atividades no trabalho de recuperação dos internos.
Desde setembro, uma comissão técnica de servidores das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura vem realizando vistorias para reconhecimento e aptidão do local, bem como uma oficina prática para monitores e pacientes sobre coleta de sementes, composto, adubação, tratos culturais e irrigação.
A colocação da estrutura de postes, arames, sombrite, divisão de canteiros, instalação da tela de cercamento já estão concluídas. O Horto recebeu também a doação de sementes de diversas espécies, como guabiroba, canela branca, limão cravo, cocão, pitanga e ipê amarelo. A próxima etapa é a instalação de um sistema de captação da água da chuva para irrigação.
A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento.
Comentários