Mudança climática ganha Comissão Municipal na Secretaria do Meio Ambiente em Caxias do Sul
Baixar ÁudioGrupo atuará nas questões ambientais e na redução dos gases de efeito estufa
Caxias do Sul agora tem a Comissão sobre Mudanças Climáticas. A medida integra uma instrução normativa do governo do Estado que visa cadastrar os municípios por meio da legislação que estabelece as regras para o monitoramento de convênios integrantes do programa ProClima2050.
A formalização do grupo teve andamento essa semana com a definição dos servidores integrantes da Comissão, com posterior publicação no Diário Oficial do Município. Os próximos passos consistem em cadastrar o órgão junto ao Palácio Piratini e encaminhar informações sobre ações pertinentes desenvolvidas em Caxias do Sul.
Além do secretário do Meio Ambiente, João Uez - integram a Comissão sete servidores: Daniel Amoretti Caravantes (coordenador de Legislação da Semma), Caio Vinicius Torques (geólogo), Paloma Forest (engenheira química), Leticia Moratelli (engenheira ambiental), Vivian Miotto (engenheira civil), Morgana Rech (bióloga) e Vanise Sebben (bióloga).
Uez, concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática na manhã de hoje, quando ampliou o tema. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
A saber: o Brasil é um dos 197 países signatários do Acordo de Paris e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Na COP26, o grande avanço foi no estabelecimento de prazos para acompanhamento de dados e compromissos climáticos assumidos. Na convenção, foram estipulados recursos financeiros de US$ 100 bilhões por ano para ajudar na adaptação às mudanças climáticas e mitigar novos aumentos de temperatura. Nesse contexto, o planejamento de cada cidade será fundamental para garantir recursos, com a ajuda de instituições financeiras internacionais, integrando a Política Estadual sobre Mudanças do Clima.
Comentários