Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Recicladores caxienses reclamam da qualidade dos resíduos que chegam às associações

por Ivan Sgarabotto

Em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, eles pediram auxílio do poder público para inibir a ação de quem seleciona o melhor lixo antes de a Codeca passar

Foto: Rodrigo Rossi / Divulgação

Nesta sexta-feira, 12, foi realizada uma reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Parlamento caxiense, que teve a participação de recicladores caxiense. Os recicladores que lotaram o plenário do Legislativo, reclamaram da qualidade dos resíduos seletivos que estão chegando às associações.

No encontro coordenado pelo presidente da CDUTH, vereador Jaison Barbosa/PDT, e que teve como tema “A importância do Reciclador no Desenvolvimento da Cidade”, a categoria também pediu ajuda do poder público em termos de infraestrutura e de equipamentos de proteção para o manuseio do lixo.

Segundo o reciclador Santo Cavion, 66 anos, da Associação de Recicladores Monte Carmelo, em alguns dias, vem lixo bom, como papelão, vidro e metais, porém, em outros dias, somente resíduos misturados a produtos orgânicos e que não são muito valorizados.

Da empresa de reciclagem Mirasul, Maicon Venz, 29 anos, destacou o trabalho dos recicladores na esfera ambiental. Comentou que, atualmente, o país passa por uma crise administrativa e alertou que, no futuro, se não existirem incentivos e ajuda a quem separa e destina corretamente os resíduos e uma maior preocupação ecológica, poderão ocorrer crises ambientais.  

O encontro desta tarde também foi um espaço para lembrar do Dia Municipal do Reciclador, comemorado, anualmente, em 5 de junho, conforme a lei ordinária 7.097/ 2009, que surgiu de um projeto apresentado pelo vereador licenciado e hoje deputado federal Mauro Pereira/PMDB. Do plenário, a recicladora Suelen de Freitas, 26 anos, integrante da Associação de Recicladores e Carroceiros do Aeroporto (Arca), pediu que a categoria não seja lembrada somente nessa época, mas sim em todos os dias do ano.

Ao final do encontro, o presidente da CDUTH, parlamentar Jaison Barbosa, comunicou que as manifestações da categoria vão compor um relatório a ser entregue às instituições envolvidas na cadeia da reciclagem. Informou que será solicitada ao município maior divulgação sobre separação de resíduos e que a CDUTH organizará o cronograma de visitas às associações de recicladores. O vereador também parabenizou a categoria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais