Recicladores caxienses reclamam da qualidade dos resíduos que chegam às associações
Em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, eles pediram auxílio do poder público para inibir a ação de quem seleciona o melhor lixo antes de a Codeca passar
Nesta sexta-feira, 12, foi realizada uma reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Parlamento caxiense, que teve a participação de recicladores caxiense. Os recicladores que lotaram o plenário do Legislativo, reclamaram da qualidade dos resíduos seletivos que estão chegando às associações.
No encontro coordenado pelo presidente da CDUTH, vereador Jaison Barbosa/PDT, e que teve como tema “A importância do Reciclador no Desenvolvimento da Cidade”, a categoria também pediu ajuda do poder público em termos de infraestrutura e de equipamentos de proteção para o manuseio do lixo.
Segundo o reciclador Santo Cavion, 66 anos, da Associação de Recicladores Monte Carmelo, em alguns dias, vem lixo bom, como papelão, vidro e metais, porém, em outros dias, somente resíduos misturados a produtos orgânicos e que não são muito valorizados.
Da empresa de reciclagem Mirasul, Maicon Venz, 29 anos, destacou o trabalho dos recicladores na esfera ambiental. Comentou que, atualmente, o país passa por uma crise administrativa e alertou que, no futuro, se não existirem incentivos e ajuda a quem separa e destina corretamente os resíduos e uma maior preocupação ecológica, poderão ocorrer crises ambientais.
O encontro desta tarde também foi um espaço para lembrar do Dia Municipal do Reciclador, comemorado, anualmente, em 5 de junho, conforme a lei ordinária 7.097/ 2009, que surgiu de um projeto apresentado pelo vereador licenciado e hoje deputado federal Mauro Pereira/PMDB. Do plenário, a recicladora Suelen de Freitas, 26 anos, integrante da Associação de Recicladores e Carroceiros do Aeroporto (Arca), pediu que a categoria não seja lembrada somente nessa época, mas sim em todos os dias do ano.
Ao final do encontro, o presidente da CDUTH, parlamentar Jaison Barbosa, comunicou que as manifestações da categoria vão compor um relatório a ser entregue às instituições envolvidas na cadeia da reciclagem. Informou que será solicitada ao município maior divulgação sobre separação de resíduos e que a CDUTH organizará o cronograma de visitas às associações de recicladores. O vereador também parabenizou a categoria.
Comentários