Secretaria do Meio Ambiente atende mais de mil denúncias de maus-tratos de animais em 2018
Ações como campanhas de castração e adoção também foram realizadas durante o ano
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) atendeu 1,2 mil denúncias de maus-tratos no ano de 2018. Além disso, 4,2 mil cães e gatos foram castrados e 380 ganharam um novo lar por meio de ações desenvolvidas pelo setor.
As campanhas “Castrar é tudo de Bom” e “Adote por Amor” tiveram a colaboração do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul, que disponibilizou uma unidade móvel para realizar o procedimento de castração nos bairros carentes do município e a sede da universidade para a feira de adoção. Em 2019, as duas ações terão continuidade.
As castrações também ocorrem por meio de empresa licitada e são oferecidas exclusivamente para animais de pessoas de baixa renda. O tutor pode fazer o requerimento por meio de uma ficha nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Não há custo para a comunidade. A clínica se responsabiliza pela busca e a entrega do animal na porta de casa. Têm direito ao benefício os cidadãos que tenham cadastro na Fundação de Assistência Social (FAS) atualizado e renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa.
Também no ano que passou, a Semma resgatou cerca de 140 animais silvestres. O recolhimento é notificado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Então, é verificado se o animal tem condições de retornar à natureza. Os resgates de animais vítimas de maus-tratos são feitos em conjunto com a Patrulha Ambiental, na maioria das vezes.
Para denunciar maus-tratos aos animais é preciso preencher formulários disponíveis no site da prefeitura, no menu “Proteção Animal”. Também é necessário enviar a foto para comprovar a situação em que o animal se encontra, para o endereço [email protected]. O envio das imagens colabora na organização da ordem de urgências.
A Semma ainda recebe denúncias de forma presencial. O solicitante precisa se deslocar até a secretaria, localizada na Avenida Rubem Bento Alves, nº 8.308, das 10h às 16h. O atendimento é de segunda a sexta-feira.
Comentários