Sicredi Pioneira fecha acordo com Emater/RS-Ascar para restaurar nascentes e APPs em 11 cidades da região
Baixar ÁudioEstão previstas ações de preservação em 66 nascentes, sendo 11 delas em Áreas de Preservação Permanentes (APPs)
Aliar o desenvolvimento com a preservação da riqueza ambiental para as próximas gerações também faz parte do propósito da Sicredi Pioneira de construir comunidades melhores. Com esse objetivo, a instituição cooperativa financeira formalizou um Acordo de Colaboração com a Emater/RS-Ascar para o Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais. O objetivo da parceria é atuar de forma conjunta, oferendo assistência técnica e apoio às propriedades para a conservação das nascentes e do meio ambiente na região.
Durante o projeto, que deve iniciar em outubro, estão previstas a implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas áreas de preservação permanente (APPs), em propriedades rurais da região de abrangência de ambas as entidades. Inicialmente, o trabalho irá ocorrer em 11 municípios, sendo eles: Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São José do Hortêncio, Linha Nova, Feliz, Vale Real e Alto Feliz.
Ao longo de toda a parceria, serão restauradas ou preservadas 66 nascentes em 66 propriedades rurais. Desse montante, 11 são APPs, denominadas URs – Unidades de Referência, uma em cada município, com um trabalho aprofundado de preservação e restauração. Após a conclusão, cada UR estará apta para visitação, fins educacionais e de sensibilização. Nas 55 propriedades restantes, o foco do trabalho será a preservação das nascentes.
O projeto tem duração de três anos e devem ser investidos mais de R$ 410 mil durante o acordo, sendo 70% do valor de cada projeto financiado pela Sicredi Pioneira e 30% como contrapartida do produtor rural. Também está prevista a doação de 13 notebooks para Emater/RS-Ascar, como parte do pagamento pela realização e execução dos projetos para os 11 escritórios municipais dos municípios beneficiados e mais um equipamento para cada escritório regional.
O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Pioneira, Marlon Sperling, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta segunda-feira. Confira na íntegra (áudio acima).
Comentários