Secretário do Meio Ambiente realiza soltura de aves vítimas de cativeiro
Animais resgatados foram soltos na natureza, em Caxias do Sul
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, em ação conjunta com a Patram, promoveu nesta semana, a soltura de aves que foram resgatadas de um cativeiro na semana passada. Os pássaros, que foram recolhidos em situação de maus-tratos no dia 26 de fevereiro, estavam na sede da Patram, onde passaram por avaliações antes de serem recolocados na natureza.
Dentre os pássaros estavam dois canários da terra; um papagaio charão, pássaro em extinção no Rio Grande do Sul; um tiriva e um coleiro. Apenas o papagaio não retornou à natureza, uma vez que, conforme o sargento Paulo César Rodrigues dos Santos, ele ainda apresenta incapacidade de voo devido aos anos em que foi mantido em cativeiro.
Segundo Marcelly Paes Felippi, diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma, devolver os animais para a natureza foi marcante. “Presenciar o momento foi emocionante, pois conseguimos perceber a alegria dos animais ao retornarem à natureza. Mesmo vítimas de cativeiro, as aves não perderam o instinto de liberdade. Com certeza, isso nos impulsiona a continuar com o trabalho”, revela.
Comentários