Roteiros ambientais no Mato Sartori são retomados em Caxias do Sul
Turma de 24 estudantes do 5ª ano participaram da trilha recentemente
Barulho da água correndo, ar fresco, cheiro de terra molhada e uma variedade infinita de cores: tudo isso no centro de Caxias do Sul. Assim são os roteiros ambientais promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) no Mato Sartori. A primeira trilha de 2018 ocorreu nesta quinta-feira, 05, com uma turma de 24 alunos do 5o ano da Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos. A equipe de educadores ambientais acompanhou os estudantes e fez explicações sobre a flora do local.
O parque é uma área de 6,6 hectares localizada na rua Borges de Medeiros. Propriedade de Miguel Moretto, o terreno passou para sua filha Agnes, que casou-se com Ludovico Sartori. Assim, a área ficou conhecida como o Mato dos Sartori. Em 1991, foi sancionada a lei que criou o Parque Municipal Mato Sartori. O local foi inaugurado em maio de 2010, tornando-se um centro de educação ambiental em meio à vegetação nativa.
Durante a trilha, os estudantes aprendem sobre o pau-brasil, árvore de grande importância histórica para o país. Outras espécies, como a araucária, bromélias, carrapicho, erva-mate e xaxim também são apresentadas, junto a fungos, líquens e animais. O passeio inclui a passagem por uma pinguela, de quinze metros, sobre uma nascente, e um mirante que oferece uma visão da cidade em meio à natureza.
Em 2017, a área recebeu uma série de melhorias. Dentre os serviços, de março a dezembro, estão o plantio de 180 árvores nativas e frutíferas, 155 bandejas de flores, 20 arbustos e 18 vasos de folhagens, além da troca de 35 lâmpadas externas e internas, garantindo maior segurança. A Semma também realizou o conserto e a reposição de calçadas e cercas, composição e revitalização de canteiros, conserto de encanamentos e bebedouros, limpeza da cascata, roçadas, podas e aquisição de novas ferramentas.
Para participar, é necessário fazer um agendamento junto ao setor de Educação Ambiental da Semma, pelo telefone (54) 3901-1445. São atendidos grupos de estudantes, empresas e da comunidade em geral, com dois roteiros nas terças, quartas e quintas-feiras, às 8h30 e às 14h. Além do Mato Sartori, a Semma organiza atividades no Jardim Botânico, também mediante agendamento. No Jardim, a visitação da comunidade é aberta das 8h às 18h.
Comentários