Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Estudantes e professores de Farroupilha recebem 7 mil kits com coletores de resíduos domésticos

por Ivan Sgarabotto

Ação integra o projeto Plástico do Bem, que já está próximo de concluir a fase de capacitação de alunos e alunas do ensino fundamental

Foto: Vanessa Weber

A etapa de implementação do projeto Plástico do Bem - iniciativa desenvolvida pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) que alia educação e sustentabilidade para estimular a reciclagem entre crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, gerar renda extra para escolas públicas - está próxima da conclusão. Entre a última semana de março e a primeira de abril, 7 mil kits contendo coletores desmontáveis com três compartimentos para separação de resíduos domésticos e uma cartilha de reciclagem terão sido entregues para um contingente capacitado de mais de 6 mil alunos e 500 professores de 20 escolas municipais de ensino fundamental de Farroupilha.

O município da Serra Gaúcha, na área de abrangência da representação do Simplás, foi selecionado como piloto para o lançamento do projeto, que posteriormente deve ser expandido para outras praças. Desde o início, foi assegurado apoio institucional da prefeitura municipal de Farroupilha, por meio da secretaria municipal de Educação.

Para viabilizar a fabricação dos coletores de resíduos, o sindicato conta com o patrocínio das empresas Anodilar, Bigfer, D’Zainer, Embalagens Panizzon, Ipos, JR Oliveira, OU, Pisani, Plasmosul, Plásticos Itália, Plastiweber, Tabone e Utility. A capacitação e o fornecimento das cartilhas, em versão impressa e online, ficam a cargo do instituto Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC.

 

Conteúdo adaptado para os jovens

A cerimônia de lançamento da etapa de capacitação dos estudantes e início da separação e coleta do material plástico que será vendido para reciclagem agitou a escola municipal Ângelo Chiele, no bairro São Luís, que atende cerca de 600 alunos e alunas. 

O evento no dia 27 de março foi prestigiado ainda pela secretaria municipal de Educação de Farroupilha, Elaine Giuliato e o presidente do Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC, Miguel Bahiense. As duas entidades de alcance nacional enviaram o biólogo Rafael Lima, para cuidar da capacitação dos estudantes. Também esteve presente a candidata do Simplás a rainha da Festa da Uva 2019, Caroline Veadrigo Piccoli.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Simplás deu sequência a uma apresentação iniciada na noite anterior, durante a Reunião-Jantar do sindicato. Mas adaptou o conteúdo para a compreensão da garotada:

Com o Plástico do Bem em andamento e professores e alunos devidamente capacitados, as 20 escolas participantes na rede de Farroupilha passam a administrar a coleta, a separação e a venda dos materiais plásticos pós-consumo, que serão encaminhados para a reciclagem. O valor obtido com a comercialização do volume armazenado nos big bags de cada escola será determinado pelo peso e a cotação de mercado. A captação ocorrerá por meio dos Círculos e Pais e Mestres (CPMs). Cada instituição terá total autonomia para gerir os recursos e decidir pela aplicação que considerar mais adequada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais