Especialista explica as áreas de atuação do profissional de biologia
Baixar ÁudioAssunto ganha destaque no Dia do Biólogo
O biólogo é um profissional que atua em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684, sancionada em 03 de setembro de 1979. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais. O Dia do Biólogo foi instituído exatamente na mesma data de criação dessa lei.
A área de atuação do biólogo é bastante ampla e divide-se em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Dentro dessas áreas, os biólogos podem trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre vários outros campos.
Ser biólogo é, portanto, muito mais que trabalhar com animais e plantas. Esse profissional estuda todos os aspectos relacionados com a vida.
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UCS, Jocéli Schwambach, mestre e doutra em Bilogia Celular e Molecular, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã de hoje. Confira na íntegra.
Comentários