Alunos protagonizam 'Projeto Sustentabilidade – Reduzir para consumir' em Caxias do Sul
Ações visando a proteção e a melhoria do meio ambiente serão realizadas durante o ano no Colégio Murialdo
Pequenas atitudes fazem a diferença na resolução de problemas que a sociedade enfrenta todos os dias. Projetos não mudam a realidade, mas as pessoas, sim. Com a intenção de melhorar o ambiente em que vivem, os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Murialdo estão desenvolvendo o projeto “Sustentabilidade – Reduzir para consumir”.
A proposta do trabalho interdisciplinar surgiu, em 2015, a partir da Carta Encíclica do Papa Francisco (24.05.2015) Laudato Si’ - que trata sobre a declaração dos princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica – com a finalidade de propiciar aos alunos, a oportunidade de analisar e conhecer questões relevantes à sociedade.
Para a coordenadora pedagógica Cristina Becker, o projeto adquire grande importância junto aos alunos. “Plantamos a sementinha do cuidado com a nossa casa comum, no coração das nossas crianças e jovens, para que se transforme em ações. Assim, teremos a garantia de qualidade, promoção e manutenção no futuro. Como dizia Murialdo ‘Fazer o bem. Fazer muito bem, mas fazê-lo bem’”, salientou.
O ponto de partida para os estudantes será a exibição do filme “Lixo Extraordinário” – produção que mostra o projeto do artista plástico Vick Muniz no maior aterro sanitário do mundo: Gramacho, localizado no Rio de Janeiro, que apresenta a vida difícil dos catadores que dependem do lixo para a sobrevivência. Após, os estudantes debaterão o tema e irão produzir uma análise crítica do documentário para, após, colocar na prática o projeto.
Estão previstas diversas atividades entre elas, a observação do lixo em sala de aula e na escola; visita aos bairros da cidade aonde não é realizada a coleta seletivo de lixo; visita a uma usina de reciclagem, com a produção de fotos; produção de um portfólio e um curta metragem.
Comentários