Tua Rádio na JMJ Lisboa 2023: A Missa Capuchinha na JMJ
Cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, vai presidir a uma Missa Capuchinha, em Lisboa, na semana da JMJ 2023
Ouça AQUI o programete "JMJ - Uma Celebração de Fé"
O cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, vai presidir a uma ‘Missa Capuchinha’, em Lisboa, na semana da JMJ 2023, informa a Província Portuguesa dos Franciscanos Capuchinhos, que destacou dois momentos do programa da ordem religiosa neste encontro.
“Queremos abrir este espaço como Capuchinhos para que nos encontremos como fraternidade e compartilhemos juntos a graça do nosso carisma”, explicam os Capuchinhos portugueses.
Neste sentido, o primeiro “encontro fraterno” da Ordem Religiosa na capital portuguesa, na semana da Jornada Mundial da Juventude 2023, conta com a presença do ministro-geral da Ordem Religiosa, frei Roberto Genuin, no dia 1 de agosto, uma terça-feira, às 09h00, na igreja de São Paulo.
A Província Portuguesa dos Capuchinhos destaca que São Lourenço de Brindes “morreu” na igreja de São Paulo, capuchinho italiano que faleceu a 22 de julho de 1619, foi canonizado por Leão XIII em 1881 e, em 1959, foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa João XXIII.
O cardeal Seán O’Malley, frade capuchinho e arcebispo de Boston, vai presidir a uma ‘Missa Capuchinha’, no sábado, dia 5 de agosto, às 8h00, na igreja de Santa Engrácia, que “durante séculos foi o único convento Capuchinho admitido em Portugal”, e de onde partiram os frades para as missões.
Segundo o programa, após a Missa presidida pelo presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores (CPPM) da Santa Sé, organismo criado pelo Papa em 2014, e membro do Conselho de Cardeais de Francisco, os Capuchinhos vão caminhar “até ao lugar onde decorrerá a vigília dos jovens com o Papa Francisco”, no Parque Tejo.
Os Franciscanos Capuchinhos em Portugal começam por assinalar que “faltando poucos meses para a Jornada Mundial da Juventude” em Lisboa, a edição internacional decorre de 1 a 6 de agosto a capital portuguesa, “já é possível sentir o clima e a alegria da preparação”.
“A JMJ é um espaço no qual os jovens do mundo inteiro se reúnem como Igreja com o Papa para rezarem juntos, refletirem e compartilharem a sua fé. Além disso, a JMJ é um espaço no qual as várias famílias religiosas e laicas se encontram para eventos internacionais com os seus jovens”, acrescentam no seu sítio online.
Os Capuchinhos também vão estar presentes com um “espaço vocacional” na Praça da Alegria da Jornada Mundial da Juventude, informam no formulário online destinados aos seus frades.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985).
Comentários