Tua Rádio na JMJ Lisboa 2023: Os Patronos da JMJ – Beato João Fernandes
Beato João Fernandes foi um dos 73 missionários que, em 1570, acompanharam Inácio de Azevedo no sonho missionário da evangelização do Brasil
Ouça AQUI o programete "JMJ - Uma Celebração de Fé"
O Beato João Fernandes nasceu em Lisboa e foi um dos 73 missionários que, em 1570, acompanharam Inácio de Azevedo no sonho missionário da evangelização do Brasil. Tinha, então, 19 anos e era noviço jesuíta. A 15 de julho, pouco depois da partida rumo ao Brasil (perto das Canárias), a embarcação em que seguiam foi atacada por uma frota de cinco navios de piratas huguenotes que os martirizou. Pio IX reconheceu o martírio e confirmou a devoção ao Beato Inácio de Azevedo e aos seus 39 companheiros, em 11 de maio de 1854, instituindo a sua festa a 17 de julho.
Palma
O símbolo que distingue um santo mártir é a Palma: o jesuíta João Fernandes, membro do grupo de companheiros missionários de Santo Inácio de Azevedo, foi martirizado com os restantes irmãos da companhia em nome da evangelização cristã. O Beato João Fernandes é mais um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude.
Comentários