Tua Rádio na JMJ Lisboa 2023: A Igreja em Portugal
De entre as várias devoções populares portuguesas, tem grande expressão a devoção a Nossa Senhora de Fátima, manifestada nas datas em que são celebradas as aparições da Virgem Maria aos três Pastorinhos (Francisco, Jacinta e Lúcia)
Ouça AQUI o programete "JMJ - Uma Celebração de Fé".
Portugal é um país com uma população maioritariamente católica, com cerca de 80% dos cidadãos a identificarem-se como tal, segundo os dados mais recentes. De acordo com o estudo do Centro de Religião e Sociedade Bento XVI, que serviu de base informativa para o Sínodo dos Bispos sobre os jovens na Igreja Católica de 2018, cerca de 53% dos jovens portugueses afirmam-se como católicos, um número superior à média europeia.
Em Portugal, existem 21 dioceses e 4380 paróquias. De entre as várias devoções populares portuguesas, tem grande expressão a devoção a Nossa Senhora de Fátima, manifestada nas datas em que são celebradas as aparições da Virgem Maria aos três Pastorinhos (Francisco, Jacinta e Lúcia).
O Patriarcado de Lisboa
O Patriarcado de Lisboa conta com uma longa história. As suas origens remontam ao século IV, sendo Potâmio o primeiro bispo de que há registo. Uma tradição antiga fala-nos ainda, nas décadas anteriores, dos mártires Veríssimo, Máxima e Júlia, torturados e executados pelos romanos.
Em 1716, a Diocese de Lisboa torna-se Patriarcado e, desde então, o Bispo de Lisboa recebe também o título de Patriarca e é sempre feito Cardeal pelo Papa, adotando o título de Cardeal-Patriarca.
O atual Cardeal-Patriarca de Lisboa é D. Manuel Clemente, nomeado a 18 de maio de 2013. Sucedeu a D. José Policarpo, tornando-se o 17.º Patriarca de Lisboa. Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco, em fevereiro de 2015, em Roma. Os Bispos Auxiliares de Lisboa são D. Joaquim Mendes, D. Daniel Henriques e D. Américo Aguiar.
Com uma cobertura geográfica de mais de 3000 km², a Diocese de Lisboa abrange 18 vigararias e quase 300 paróquias.
Os padroeiros
São Vicente é o padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa. Depois de ter sido martirizado em Valência, no século IV, as suas relíquias foram trazidas para Lisboa, estando atualmente guardadas na Sé.
Santo Antônio, cuja devoção é mais conhecida, é padroeiro da cidade. É aqui particularmente venerado, comemorando-se a 13 de junho, dia em que a Igreja celebra a sua memória e que é também feriado municipal.
Comentários