Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Samae garante potabilidade da água após centenas de peixes serem encontrados mortos no complexo Dal Bó

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Equipe coletou material que está sob análise

Foto: Divulgação

Os peixes boiavam mortos na manhã desta terça-feira. Agentes da Vigilância Ambiental estiveram na barragem São Paulo, ao lado do Jardim Botânico e confirmaram a denúncia. No mesmo dia, servidores do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) coletaram amostras da água para análise. Segundo Bruna de Araújo, diretora da Divisão de Recursos Hídricos do Samae, o material recolhido foi enviado para um laboratório externo, a fim de realizar análise dos principais parâmetros. Estima-se que o resultado dessa análise deva sair em até 10 dias.

A seção de fiscalização do Samae não detectou nenhuma anormalidade no entorno da represa nos últimos dias. No entanto, as ações serão intensificadas no local e nas proximidades, com objetivo de perceber alguma possível irregularidade.


Quanto à qualidade da água que é fornecida para abastecimento, não há interferência, visto que a morte dos peixes ocorreu em lago de água bruta, entre as represas São Paulo e São Pedro. A água do sistema Dal Bó é captada na represa São Miguel, mais abaixo, e depois passa pelo processo de tratamento na Estação Borges de Medeiros. Antes de ser distribuída, ainda passa por análise de diversos critérios, para ter a garantia de que ela atenda a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Bruna falou sobre o assunto ao programa Temática na manhã desta quarta-feira.

Confira na íntegra.

 

A saber: O complexo Dal Bó abastece nove bairros de Caxias do Sul: Centro (parte), Jardim América (parte), Jardim Margarida (parte), Madureira, Marechal Floriano (parte), Pio X (parte), Primeiro de Maio, São José (parte) e Universitário.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais