Câmara Municipal recebe 10 reivindicações da Comissão do Artesanato Caxiense
O presidente da Comissão de Educação, vereador Adriano Bressan, acolheu o documento durante reunião pública
Dez reivindicações da Comissão do Artesanato Caxiense, por meio da artesã Andréia Monteiro, que atua no Desvio Rizzo, foram entregues ao vereador Adriano Bressan/PTB, presidente da Comissão de Educação. Ele recebeu o documento durante reunião do grupo parlamentar, realizada nesta quinta-feira (30/03), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Entre outras autoridades, estava presente a secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, que considerou construtiva a discussão.
O próprio presidente da comissão também indagou acerca do porquê de terem parado reuniões periódicas e pediu maior atenção ao setor. Bressan reconheceu, porém, que seria difícil obter todas as respostas já no dia de hoje. Por isso, sugeriu o agendamento de nova reunião, a fim de avançar na resolução dos pontos, trazido pelo grupo do artesanato, que envolve 20 coordenadores artesãos.
Entre os pontos colocados, está o pedido para que o segmento volte a ser vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, como era até 2019, e não à Secretaria da Cultura. Mesmo assim, é solicitada a continuidade de uma parceria com as pastas da Cultura e do Turismo.
O documento pondera que mais de 1.000 famílias caxienses vivem do artesanato. Reivindica reuniões mensais, o retorno de feiras em eventos como o Mãos da Terra e a Festa da Uva. Quer a retomada de visitas técnicas a eventos de outros estados e municípios.
Além do vereador-presidente Adriano Bressan/PTB, fazem parte da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer os vereadores Lucas Cargenato/PT, Marisol Santos/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Zanchin/NOVO.
Comentários