Prazo para regularizar o título eleitoral encerra em 04 de maio
Baixar ÁudioEleitores podem realizar emissão da primeira via, atualizar cadastro, regularizar pendências e alterar local de votação via internet
O ano de 2022 também será marcado pelas eleições para presidente, governador, deputados federais e estaduais e senadores. Para poder participar de um dos principais momentos de decisão do futuro do País, os eleitores precisam estar com o título regularizado.
Neste ano, o prazo para a emissão da primeira via do título de eleitor ou para a alteração de qualquer dado cadastral, bem como realizar a transferência do local de votação, encerra no dia 04 de maio.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, destacou que durante a pandemia a Justiça Eleitoral disponibilizou todos os serviços por meio da internet, para facilitar o acesso da população e para proteger tanto os eleitores quanto os servidores. “Realmente a pandemia nos colocou o desafio de manter o atendimento ao eleitor. Desde o primeiro dia que o Cartório não pode mais atender presencialmente os eleitores sempre foi possível encaminhar o alistamento, a transferência, a correção dos dados ou a regularização dos títulos cancelados. Hoje, a Justiça Eleitoral disponibiliza todos os serviços na internet sem a necessidade do eleitor se deslocar, ou ter custos com passagem ou perder seu tempo porque os requerimentos podem ser feitos em todos os horários”.
Durante todo o ano de 2021, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul registrou mais de 6 mil atendimentos de forma on-line. Aqueles eleitores que não têm acesso à internet, a equipamentos eletrônicos ou que tenham dificuldades para acessar o serviço de forma remota, podem procurar atendimento junto ao Cartório. A orientação é que primeiro seja feito o contato via telefone ou WhatsApp.
Quanto ao sistema biométrico, Borowski afirmou que ainda não há uma definição do Tribunal Superior Eleitoral sobre a retomada. “Nosso atendimento com a coleta das digitais é de altíssimo risco de contaminação pela Covid. Então, a decisão do TSE de suspender a coleta da biometria foi uma medida preventiva. Então, o TSE suspendeu o sistema em março de 2020, nas eleições de 2020 utilizamos o modelo antigo com o documento com foto para a identificação do eleitor e ainda não temos a informação definitiva para este ano de 2022”.
Segundo a estimativa do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, cerca de 20 mil pessoas estão com o título irregular ou cancelado no município.
Quem quiser mais informações pode acessar o portal https://jedigital.tre-rs.jus.br/ ou entrar em contato com o Cartório Eleitoral pelos telefones:
Zona 016ª = 99923-2978 celular/whatsapp e 3221.3400
Zona 136ª = 99925-6752 celular/whatsapp e 3221.3208
Zona 169ª = 99963-3555 celular/whatsapp e 3221.1146
O horário de atendimento via telefone é somente das 12h até 19 horas.
Comentários