Tua Rádio São Francisco apresenta reportagem especial sobre a psoríase e outras variações como a PPG
Baixar ÁudioMatéria produzida pelo jornalista gaúcho Tales Armiliato fala sobre a doença rara de pele (Psoríase Pustulosa Generalizada - PPG), tratamentos, impactos e o debate em prol de ações imediatas dos governos para quem sofre com as doenças crônicas de pele
Foto: Divulgação
Você sabe ou já ouviu falar em psoríase? Ou então alguém mencionar em algum lugar, mesmo nos meios de comunicação e imprensa, o que é Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG)? Considerada uma doença crônica e incapacitante de pele, a PPG, como é conhecida, é a forma mais grave da psoríase de que se tem conhecimento. Mas não é só a doença em si que prejudica e pode levar a morte de quem sofre com a PPG. Ela costuma impactar a autoestima e a qualidade de vida do paciente pelo estigma que carregam.
A reportagem especial intitulada: “Da psoríase a PPG – variações e a busca por um tratamento eficaz”, chama a atenção e orienta a população brasileira para cuidados com as doenças crônicas de pele e também de forma rara, causando por vezes a morte de brasileiros em diferentes Estados da federação. O repórter gaúcho Tales Armiliato, apresenta durante 25 minutos, com trilhas que levam o ouvinte a sentir-se parte da matéria, o depoimento de pacientes com PPG, médicos dermatologistas renomados internacionalmente, a visão da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Psoríase Brasil, redes de apoio para o auxílio a pacientes que sofrem com diferentes situações provocadas pela psoríase e suas variações (PPG). Pesquisando e ouvindo relatos por mais de um mês, o jornalista também provoca a discussão e uma análise dos entrevistados para as políticas públicas desenvolvidas para o progresso de ações nos setores primários de saúde que atendem a pacientes com problemas crônicos de pele nos municípios brasileiros (pacientes com psoríase e PPG). Como essas pessoas estão recebendo o auxílio através de ações governamentais de saúde?
Entre os entrevistados estão os médicos dermatologistas, Dra. Karina Pinheiro Scandura e o Coordenador do Ambulatório de Psoríase do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS) e membro de entidades internacionais de tratamento a Psoríase Pustulosa Generalizada, Dr. André Carvalho, a Secretária-Geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Regina Carneiro, pacientes com PPG, a promotora de vendas, Jaqueline Zanoni e o consultor jurídico, Carlos de Paula, ambos moradores no Estado de São Paulo. Também aparecem na reportagem especial a Presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima e o Presidente da Frente Parlamentar Pelas Doenças Crônicas de Pele da Câmara dos Deputados, Dep. Zé Haroldo Cathedral (PSD/RR).
Por anos, a PPG foi considerada uma forma mais grave da psoríase em placas (doença autoimune, crônica, não transmissível, que se manifesta em formas de lesões avermelhadas no corpo e descamação). No entanto, a PPG é uma doença rara e que pode levar à morte se não for tratada. Tem seus sinais característicos: vermelhidão na pele, ardor e erupção generalizada de pequenas bolhas de pus (chamadas de pústulas) em uma área extensa do corpo. Associados a estes sintomas, são comuns dores nas articulações, náuseas e fraqueza muscular.
Ouça aqui a reportagem especial “Da psoríase a PPG – variações e a busca por um tratamento eficaz”. Produção: jornalista Tales Armiliato.
Da psoríase a PPG – variações e a busca por um tratamento eficaz”
Duração: 25'56"
Programa Veiculado: No Ponto
Data veiculação: 30/12/2023
Comentários