Prefeitura de Caxias procura ajuda do Governo do Estado para regularização fundiária do loteamento Altos de Galópolis
Tema foi levantando durante visita do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, para Caxias do Sul
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
A passagem do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, por Caxias do Sul rendeu a volta de um debate antigo para a comunidade: regularizar o loteamento Altos de Galópolis. Ele foi levado para o reconhecimento do local em companhia dos secretários municipais do Urbanismo, Giovani Fontana, de Habitação, Wagner Petrini, do promotor de justiça do Ministério Público (MP), Adrio Gelatti, do procurador do município Adivandro Rech e do vereador Elisandro Fiuza.
A área do Alto de Galópolis, com mais de 120 hectares, é objeto de uma ação civil pública movida pelo MP, que tramita desde 2015. A expectativa do município é de que se chegue a uma solução de consenso, com a suspensão da ação e contrapartidas que auxiliem Caxias a integrar os R$ 90 milhões necessários para a infraestrutura (drenagem, iluminação, pavimentação e esgotamento), que falta para que seja encaminhada a regularização fundiária que beneficiará aproximadamente mil famílias.
No final de outubro, após uma reunião realizada em Porto Alegre, com o Chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos, foram ampliadas as tratativas e sinalizado com uma boa perspectiva a solução almejada.
O secretário Carlos Gomes veio a Caxias do Sul participar de um bate-papo na última reunião-almoço do Sinduscon em 2023, junto com secretário estadual de Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (ex-Habitação), Fabricio Peruchin, a respeito das enchentes do Vale do Taquari.
Comentários