Erosão ocasionada pelas fortes chuvas causa afunilamento de pista em trecho da Estrada Municipal 92, em Caxias
Mudança do leito do rio também é uma das causas dos estragos
Devido às fortes chuvas dos últimos dias e mais uma grande cheia do Rio Caí, um novo trecho da Estrada Municipal 92, que liga a linha Sebastopol ao distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, foi danificado. O trecho passa por um afunilamento de pista devido a uma erosão que destruiu uma parte da margem que faz divisa com a via, comprometendo a estrutura de sustentação de parte da estrada.
As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) sinalizaram o trecho afetado na quarta-feira (29/11). Aos motoristas que trafegam pela região, é solicitada máxima cautela e atenção às orientações presentes na sinalização, especialmente no trecho situado a cerca de 1 km após o acesso com a BR-116.
Conforme o titular da SMOSP, Norberto Soletti, há a necessidade de um estudo técnico rigoroso e abrangente antes de qualquer passo. O leito do rio está mudando e avançando sobre as margens do território municipal, e na outra margem do rio há acumulo de sedimentos que indicam essa mudança.
Soletti ressalta a agressividade do rio, o que impossibilita a execução de obras de maior impacto no momento. Uma das alternativas em estudo é a construção de uma contenção ao longo da margem, mas ele alerta que isso só se realizaria com um recuo significativo das águas, um serviço que só poderia ser efetuado em temporadas de poucas chuvas.
Este não é o primeiro ponto crítico na Estrada Municipal 92. Perto do trecho atual, outra parte da estrada já havia sofrido colapso em setembro devido às fortes chuvas.
Comentários