Reunião pública repercute necessidades de zeladoria pública em Caxias do Sul
Encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo caxiense, vereador Gilfredo De Camillis (PSB)
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo caxiense realizou, na tarde desta quinta-feira (29/06), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião para tratar da zeladoria pública, apontando cuidados e necessidades de serviços de manutenção nos espaços públicos, tais como: pequenas reformas, podas em árvores, coleta de lixo, capina e a retirada da fiação em desuso dos postes.
O presidente da CDUTH, vereador Gilfredo de Camillis (PSB), apresentou problemas de zeladoria que envolvem diversos bairros da cidade, como o não recolhimento de detritos em vias públicas, falta de placas de sinalização em parques e praças, fios de luz soltos em postes, entre diversas outras necessidades. Segundo Camillis, esses pequenos serviços de zeladoria acabam envolvendo diversas secretarias municipais, causando demora em atendimentos de manutenção.
Conforme a chefe de gabinete da Prefeitura de Caxias do Sul, Grégora Fortuna dos Passos, apesar das reivindicações voltadas à zeladoria, melhorias estão acontecendo efetivamente, como o programa Luz, Cor e Flor, que tem como objetivo ações nos bairros que incluem reparos e embelezamento. A chefe de gabinete ainda citou a parceria público-privada (PPP) da iluminação com o Consórcio Luz de Caxias, que tem implementado cercamento eletrônico.
Já o secretário de Urbanismo, Giovani Fontana, foi enfático em ressaltar que o município de Caxias do Sul possui uma extensão territorial de cerca de 1,6 mil quilômetros quadrados e mais de meio milhão de habitantes. Afirma que, apesar de haver uma necessidade de maior transversalidade entre as secretarias municipais, ações nesse âmbito estão ocorrendo, como os processos de higienização dos postes e fios no Bairro Centro.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, João Uez, embora aconteça a notificação e cobranças de multas para a retirada de entulhos privados do passeio público, as solicitações permanecem em aberto. João Uez relata que a demanda do município segue alta em relação ao efetivo de servidores. O secretário contabiliza que atualmente Caxias tem mais de 2,8 mil pedidos de poda em árvores para um efetivo de seis podadores. Além de cerca de 450 solicitações de manutenção em praças e parques, para o efetivo de dois pedreiros que a Secretaria do Meio Ambiente possui. Uez considera a necessidade de uma melhor conscientização da população, pois somente os esforços de zeladoria do serviço público municipal não serão capazes de atender à demanda crescente da cidade, observa.
A diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Maria de Lourdes Fagherazzi, informou que, por orientação do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), foi instalada uma equipe de limpeza no turno da madruga no município para manter a área central da cidade limpa durante o amanhecer. Mencionou que, neste ano, foram repostos cerca de 400 contêineres para suprir a defasagem que alguns bairros sofriam.
Segundo titular de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, o Programa Luz, Cor e Flor tem realizado diversas melhorias em cordões, meios-fios e diversas outras demandas que o presidente da CDUTH citou.
Em aparte, os vereadores presentes, Lucas Diel (PDT), Renato de Oliveira (PCdoB) e Tatiane Frizzo (PSDB), ratificaram o trabalho realizado pelas secretarias mas ressaltam a necessidade de dar respostas às cobranças da população em relação aos pequenos problemas que seguem sem solução nos bairros.
Camillis finalizou o encontro agradecendo a presença dos representantes das diversas secretarias, entidades, prestadoras de serviços, demonstrando a necessidade de reuniões públicas como essa para manter as relações entre as secretarias em dia e prestar contas à população do que vem acontecendo no município.
Comentários