Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fortes chuvas causam alagamentos, falta de energia elétrica e paralisação de serviços em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Defesa Civil do Estado aponta que choveu na cidade 93% do previsto no mês em apenas um dia

Ponte do Rio da Mulada na Estrada Waldemar Pante, em Caxias do Sul
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O transtorno tomou conta de Caxias do Sul nas últimas horas devido às fortes chuvas que atingem a cidade nesta semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, choveu 93% do previsto no mês em apenas um dia no município. Ainda há previsão de tempo instável até o final da semana. Com isso, diversos pontos da cidade sofrem com o temporal e muitos serviços são impactados pelo fenômeno.

Nesta terça-feira (30/04), por falta de energia elétrica, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Galopólis está sem atendimento por telefone e, até o fechamento desta reportagem, estava sem previsão para retorno do fornecimento. Os sistemas de informática e telefônico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) ficaram indisponíveis devido ao temporal. Por isso, todos os atendimentos foram suspensos na tarde de terça-feira (30/04).

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cristina precisou ser fechada nesta terça-feira (30/04) após o arroio que passa nas proximidades subir de nível rapidamente e invadir a rua. A medida foi tomada por precaução, visto que a Unidade corre o risco de alagar. O arroio desemboca no rio Caí. A situação será monitorada para que a UBS possa ser reaberta na quinta-feira (02/05) caso o nível do arroio normalize.

Nesta semana, dois pontos foram bloqueados pelo trânsito por conta do grande acúmulo de água: na ERS-122, alça de acesso à Perimetral Sul no viaduto Campo dos Bugres (Rótula Nelson Bazei) e bloqueio total da rua Avelino Antonio de Souza, no bairro Fátima (rua do IFRS). Houve sinalização também na rua Ernesto Alves, próximo à rua Treze de Maio, no bairro Lourdes, devido a um buraco no asfalto que cedeu. Houve o registro de queda de árvore na rua Ernesto Zanrosso, bairro Santa Catarina, próximo à empresa Hyva.

As equipes da Secretaria de Obras e Serviços públicos atuaram, até o fim desta reportagem, em 21 pontos críticos na área urbana atingidos pela água. Estradas do interior também sofreram estragos. Até este momento, foram interditadas a ponte do Rio da Mulada na Estrada Waldemar Pante e a Estrada José Orceni Ramos, em Criúva, a Estrada José Zanetti (queda de árvore), em Vila Seca e a Estrada Patrício Pasquali, de Vila Seca a Fazenda Souza. Relatos de moradores apontam que há risco de desabamento nos bairros Villa Lobos, São Caetano, Eldorado, Monte Carmelo e Planalto.

Houve ainda um fato curioso: diversas placas de veículos foram recolhidas por agentes de trânsito pelas ruas da cidade. Devido às fortes chuvas, os emplacamentos se soltaram dos veículos e ficaram abandonados nas vias públicas. Sempre que uma placa é encontrada, ela é encaminhada ao órgão competente, que no município é a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Os cidadãos que perderam placas dos veículos devem entrar em contato com a SMTTM para verificar se a sua placa se encontra em posse dos servidores. É preciso entrar em contato por telefone, para o número (54) 3290.3900, ramais 7921 a 7926, ou presencialmente, na rua Moreira César, nº 1.666, no bairro Pio X.

Por conta do impacto das fortes chuvas, a Prefeitura de Caxias do Sul decretou nesta terça-feira (30/04) situação de emergência. O decreto prevê principalmente atender às famílias em situação de risco. Também pode-se adquirir emergencialmente telhas e lonas para amenizar a situação nos locais mais atingidos pelo temporal. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais