Fio da Meada Ateliê & Convivência promove neste sábado a primeira edição do Borogodó
Baixar ÁudioEvento dedicado à arte feita à mão reune artesãs locais para uma tarde de trocas de experiências entre linhas e agulhas
Foto: Tiago Sozo Marcon
Uma agulha que entrelaça o fio, cria nós e tramas que se transformam em peças únicas e delicadas. Nas mãos da empreendedora Isabela Conceição, adepta ao movimento handmade, os fios se alinham e ressignificam técnicas do bordado, crochê e tricô. Integrante de uma geração de artesãs que aposta na produção de peças feitas à mão com design criativo e abordagem contemporânea, Isabela tirou do papel seu projeto de vida e inaugurou, em março de 2021, o espaço Fio da Meada Ateliê & Convivência. Localizado à Rua La Salle, 910, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, o Fio da Meada ocupa cerca de 75m², divididos em dois ambientes integrados: loja e sala de oficinas. Na loja, é possível encontrar diversos produtos para crochê, bordado e tricô, como fios de malha premium, fios de poliéster, agulhas (inclusive artesanais de madeira e bambu), bastidores, linhas de meada para bordado, ferragens, bases em MDF para cestos, fundos e alças para bolsas e materiais. Já o espaço para oficinas é destinado a aulas regulares de bordado, crochê, tricô e macramê.
Referência na região entre quem se aventura na atividade artesanal, o espaço Fio da Meada completou um ano em março de 2022. A celebração em torno da data ganhará uma programação especial, com a primeira edição do Borogodó – tramas, laços e afetos, que ocorre neste sábado, 30 de abril, a partir das 15h, na própria loja com entrada franca.
Com o objetivo de valorizar as criações autorais, resgatar conceitos e as histórias que os produtos produzidos manualmente carregam, fortalecendo a economia criativa, o evento contará, também, com a exposição de peças de diversas técnicas artesanais, de artesãs locais como Ana Romani, Juliana Santos, Laili Puerari, além de Tiago Nicoloso.
Isabela concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática na manhã da sexta-feira. Confira o áudio na íntegra (acima).
Comentários