Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Hospital Geral recebe homenagem na Assembleia Legislativa pelos 25 anos

por Pablo Ribeiro

Iniciativa foi do deputado Neri, O carteiro (PSDB)

Foto: Paulo Garcia/ALRS/Divulgação

Os 25 anos do Hospital Geral de Caxias do Sul marcaram o Grande Expediente da Sessão Plenária desta quarta-feira (29/03), na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Neri, O carteiro (PSDB). O hospital ocupa a décima posição no Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil de 2022, conforme Neri destacou, ao citar dados da entidade e relatar seu histórico. 

O Hospital foi inaugurado em março de 1998, de propriedade do Estado, e gerido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). A instituição é referência em atendimento universal e gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para uma população de 1,2 milhão de habitantes, dos 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Também funciona como hospital de ensino para estudantes da Área das Ciências da Vida da UCS e para médicos em especialização. Passados 25 anos, o Hospital Geral é referência em alta complexidade em cardiologia, oncologia, nefrologia, infectologia, na captação e transplante de córneas, cirurgia bariátrica, ressonância magnética e atendimento a gestantes de alto risco, entre outras, informou Neri, mencionando também outros dados. Entre esses, de 2022, em que foram registrados mais de 36 mil atendimentos ambulatoriais, 13 mil internações e quase 5,4 mil cirurgias.

A sessão foi presidida pelo chefe do Poder Legislativo, deputado Vilmar Zanchin (MDB), que em nome da Presidência e Mesa Diretora se somou às homenagens. Em aparte falaram os deputados Elton Weber (PSB), Pepe Vargas (PT), Eliana Bayer (Republicanos), Airton Artus (PDT), Guilherme Pasin (PP), Rodrigo Lorenzoni (PL), Delegada Nadine (PSDB) e Carlos Búrigo (MDB).

Participaram o secretário chefe da Casa Civil, Artur Lemos, representando o governador Eduardo Leite; o defensor público-geral do estado, Antonio Flávio de Oliveira; a secretária de estado da Saúde, Arita Bergmann; o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos; o diretor geral do hospital, Sandro de Freitas Junqueira; a secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi, representando a Prefeitura de Caxias do Sul; o presidente do Simers, Marcos Rowisnski; o presidente do Cremers, Carlos Sparta; a representante da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marisol Santos; o CEO da FUCS, Germano Schwartz; o diretor-técnico do hospital, Alexandre Avino; o superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos do RS, André Lagmann e outros integrantes da FUCS e colaboradores do hospital; o assessor de Relações Institucionais do Conselho de Farmácia do RS, Everton Borges, entre outros. 

Certificações - Conforme ressaltou o deputado, o aperfeiçoamento constante de seus processos e profissionais e a excelência no atendimento e na gestão levaram o hospital geral a receber uma série de reconhecimentos ao longo de sua trajetória. Desde 2017, o HG é um dos sete hospitais do estado com a acreditação plena nível 3, o máximo na avaliação da qualidade em serviços de saúde, conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela certificação dos processos administrativos e da segurança no atendimento de pacientes. E entre 136 hospitais públicos, ficou na décima posição no Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil de 2022, iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS, o Instituto Ética Saúde e a ONA, acrescentou Neri.

O HG também é certificado pelo Conselho Regional de Enfermagem como Hospital Amigo da Criança há 20 anos, e recebeu o Selo Coren como modelo de sistematização da enfermagem para todo o Rio Grande do Sul.

Ampliação - Entre as melhorias se inclui o projeto de ampliação do complexo hospitalar, que deve se tornar realidade neste ano, quando haverá aumento de 60% da capacidade assistencial, com a instalação de 118 novos leitos, sendo criadas 87 vagas de internação e 31 de UTIs. Dessa forma, a instituição passará a ter 355 leitos, divididos em 275 unidades de internação e 80 vagas para UTIs adulto, pediátrica e neonatal. Para viabilizar a conclusão, além da campanha promovida pela Fucs, na primeira gestão de Eduardo Leite houve investimento de R$ 15 milhões.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais