Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Doação de IR protege crianças e idosos em vulnerabilidade

por Clayton Camargo

Sem gastar um centavo, população pode ajudar a manter e ampliar os atendimentos para estes públicos

O contribuinte caxiense pode direcionar, até 29 de abril, 6% do valor a pagar de Imposto de Renda para os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e do Idoso (FUMDI). Os recursos doados ficam em Caxias do Sul, ajudando a fazer uma cidade melhor para todos. Atualmente, o FMDCA financia 28 serviços, programas e projetos, atendendo mais de 3 mil crianças. Já o FUMDI, que é fundo mais recente, possibilita o atendimento a 175 idosos por meio de quatro serviços e projetos.

Para sensibilizar a comunidade, a Fundação de Assistência Social (FAS), responsável pela administração dos fundos, lançou uma campanha com a colocação de out dors pela cidade. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Infront Mídia.

Há uma conta específica para destinar os recursos direto para os fundos. A conta está aberta em instituição financeira pública, vinculada ao respectivo fundo, que fará as destinações conforme estabelecido em sua regulamentação. As empresas podem destinar o imposto mensal, trimestral ou anual, como preferirem. As contribuições dos caxienses em 2021 somaram pouco mais de R$ 2,2 milhões, representando 10% do potencial possível de ser arrecadado, que foi estimado em R$ 22 milhões. “Contate com seu contador que lhe dará todas as informações necessárias para a doação”, acrescenta a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira.
 

A Secretaria de Recursos Humanos e Logística também está engajada com o movimento. Para estimular a participação dos funcionários públicos criou a campanha “Faça render + a história de alguém” e um passo a passo a ser seguido para que parte do imposto a pagar seja mantido na cidade.


O FMDCA é destinado ao fortalecimento da Política Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Já o Fundo Municipal do Idoso tem o objetivo fortalecer o desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa no município. A aplicação dos recursos dos fundos é administrada de acordo com plano elaborado pelos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (Comdica) e do Idoso (CMI) e monitorados pelos próprios conselhos e pela FAS. Os dois conselhos também podem ser acionados para mais informações sobre a doação. O Comdica atende pelo telefone 3901-1612 e o CMI pelo 3901-1253. Ambos têm sede junto ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais