Caxias intensifica combate ao descarte irregular de lixo
Aumento da multa, mais fiscais e coleta aos domingos e feriados estão entre as medidas anunciadas
A prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta quinta-feira (28/12) uma série de medidas para coibir e punir o descarte irregular de lixo em Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico solicita apoio dos caxienses para denunciar abusos e crimes ambientais.
O Executivo irá enviar à Câmara de Vereadores um projeto ampliando a multa por descarte irregular de lixo dos atuais 80 Valores de Referência Municipais (R$ 3,4 mil) para 400 VRMs (mais de R$ 17 mil). A fiscalização conta com suporte das câmeras do Centro Integrado de Operações, além de equipamentos móveis da Secretaria do Meio Ambiente (Semma).
A partir de meados de janeiro, com a vigência do novo contrato, a Codeca passará a realizar coleta também aos domingos e feriados. Outras medidas são a nomeação de mais três fiscais na Semma. O prefeito determinou reforço na atuação integrada entre Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Meio Ambiente e Codeca.
À população, cabe descartar corretamente o lixo, como já faz a maioria. A Codeca está à disposição para recolher móveis e eletrodomésticos, no Ecoponto ou mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone (54) 3224.8000.
Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo 153 (Guarda Municipal) ou pelo WhatsApp (54) 99215.1788.
As medidas foram anunciadas em entrevista coletiva com as participações dos secretários de Meio Ambiente, João Uez; Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, e da diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.
Comentários