Secretaria do Meio Ambiente encomenda estudo para controle populacional dos pombos da área central de Caxias do Sul
Baixar ÁudioMunicípio também vai intensificar fiscalização para evitar que as pessoas alimentem os animais
A superpopulação de pombos, principalmente na área central da cidade, voltou a ser pauta na Prefeitura de Caxias do Sul. Nesta semana, o Município anunciou que vai intensificar a fiscalização para coibir a alimentação dos animais em espaços públicos, prática que é proibida por lei desde 2013.
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, a medida visa atuar no controle populacional dos pombos que podem ser transmissores de algumas doenças. “Está aumentando muito a população de pombos. Para o controle, inicialmente vamos adotar a educação ambiental com a colocação de placas educativas nas praças aonde eles estão localizados e repassar para a população orientações básicas. Também vamos intensificar a fiscalização para fazer cumprir a legislação que proíbe a alimentação dos pombos. Inicialmente vamos notificar e se persistir a situação, vamos multar e apreender a alimentação”.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Martins também destacou que a secretaria encomendou um estudo para adotar outras medidas de controle da população dos animais que atendam às normas Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). “Estamos aguardando a proposta das universidades para fazer um estudo da quantidade de pombos existentes em Caxias do Sul e para que a gente avalie as doenças que esses animais podem transmitir. A partir do estudo, vamos adotar outras ações com o embasamento técnico”.
Antes concentradas na Praça Dante Alighieri e prédios dos arredores, os pombos estão se espalhando para outras regiões em função do grande número de exemplares e disponibilidade de alimentos. As indicações são de que cada ave gera até 12 filhotes ao ano, aumentando exponencialmente a população da espécie. Não há uma previsão de quando o estudo para manejo dos pombos deve ficar pronto.
Comentários