Renegociações do Funcap beneficiam mais de mil famílias de Caxias do Sul
Baixar ÁudioRefinanciamentos iniciaram em outubro do ano passado
A Prefeitura de Caxias do Sul realizou, desde outubro de 2018, a renegociação de dívidas dos beneficiários do Fundo da Casa Popular (Funcap). O prazo acabou em setembro deste ano, com 1.023 pessoas conseguindo os refinanciamentos.
Desse total, o Executivo mostra que 101 liquidaram suas dívidas, 85 ainda continuam com o pagamento de parcelas futuras e 617 estão em fase de renegociação. O diretor do Funcap, Paulo Vidal, revela que a maioria dos devedores perdeu o emprego, estavam com problemas de saúde ou não tinham a noção da relevância de restituir o valor.
“Algumas perderam o emprego e outras por problemas de saúde. A própria situação financeira do país influencia. Há outras que não tem a concepção que os pagamentos delas farão com que o Funcap tenha dinheiro para investir em outros empreendimentos, como por exemplo, na compra de materiais de construção.”, explica.
A ação também beneficiou o Município. Desde o início das renegociações, o Executivo retomou mais de R$ 1 milhão, o que possibilitaria em futuros financiamentos de unidades habitacionais. Para quem logra do benefício, deve se lembrar que o atraso acima de 60 dias consecutivos das parcelas ocasiona no cancelamento da renegociação. Por isso, Vidal ressalta a importância das famílias quitarem as prestações restantes.
“Qualquer um que esteja preocupado em colocar suas contas em dia vai levar a vida normalmente. Em muitos casos, a gente acredita que por problemas de recursos muitos deixaram de pagar suas parcelas. O refinanciamento é uma possibilidade a mais de um dia a pessoa conseguir quitar seu imóvel e ter o título de propriedade.”, conta.
Os refinanciamentos foram possíveis com a sanção da lei nº 8.320/2018, vigente para um ano, que legaliza o pagamentos das dívidas atrasadas, em fase de cobrança administrativa ou judicial.
(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).
Comentários