Município prepara medidas de auxílio para reciclagem atingida por incêndio no bairro Serrano
Incêndio ocorreu no sábado (29/08). Os danos foram apenas materiais, porém, de grande impacto para o trabalho e a renda das famílias associadas
Na manhã desta segunda-feira (29/08), equipes de diversos setores da administração municipal começam a atuar no trabalho de avaliação de danos e necessidades para providenciar o auxílio necessário a fim de que a Associação de Recicladores do bairro Serrano, cujo prédio foi atingido por incêndio na tarde deste sábado (27), possa retomar as atividades o mais rápido possível. A determinação é do prefeito Adiló Didomenico, que esteve no local do sinistro acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e conversando diretamente com o presidente da entidade, Daniel Rodrigues do Prado. Não houve feridos. Os danos foram apenas materiais, porém, de grande impacto para o trabalho e a renda das famílias associadas.
Além do prefeito, também se deslocaram ao encontro da reciclagem, momentos após o acionamento do socorro, o diretor-presidente do SAMAE (a autarquia se juntou ao trabalho de combate ao fogo com um caminhão-pipa), Gilberto Melletti, a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, e o secretário municipal de Meio Ambiente, João Osório Martins. A secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) atuou com uma retroescavadeira para fazer a remoção dos resíduos que ainda alimentavam as chamas e assim permitir o acesso dos bombeiros ao trabalho de rescaldo.
A reciclagem esteve em atividade até às 12h de sábado, o que fez com que a área de desembarque de resíduos não estivesse completamente cheia. Último a sair das instalações, o presidente da associação, Daniel Rodrigues do Prado acompanhava uma cerimônia de batismo no bairro Desvio Rizzo quando, pouco antes das 15h, resolveu conferir as câmeras de monitoramento do prédio e constatou o início das chamas. O volume de material atingido é incerto. Conforme ele, o que aconteceu está gravado nas câmeras e será possível investigar as circunstâncias.
Após o combate inicial, na tarde de sábado (27), o incêndio recrudesceu por volta das 18h30 de domingo (28). Não há vítimas, mas o prejuízo material é grave para a entidade e seus associados. Uma retroescavadeira da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) já participa do trabalho de enfrentamento ao fogo, removendo os resíduos em chamas para permitir a ação dos bombeiros.
Conforme o prefeito, a FAS já vai acompanhar e providenciar fornecimento de cestas básicas. A secretaria do Meio Ambiente ficou no compromisso de agilizar a liberação de recursos emergenciais por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente [o que depende de decisão do Conselho Municipal do Meio Ambiente]. E também, na sequência, a prefeitura irá recompor o cercamento no entorno da reciclagem, pois a condição atual é muito vulnerável.
Quem quiser colaborar no auxílio emergencial às famílias da Associação de Recicladores do Serrano prejudicadas pelo incêndio do prédio pode fazer PIX de qualquer valor para o código 54999424991. O presidente da entidade, Daniel Rodrigues do Prado, também pode ser contatado pelo número (54) 9 9942-4991.
Comentários