Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Moradores da região Esplanada pedem melhorias no trânsito, na limpeza e na saúde

por Clayton Camargo

Na primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros de 2022, conduzida pela presidente Denise Pessôa/PT, o transporte coletivo urbano também esteve entre as principais demandas

Foto: Gabriel Lain/Câmara Caxias

Os moradores da região do Esplanada se mobilizaram na primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros deste ano para pedir melhorias no trânsito, na limpeza, na saúde e no transporte público. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro promovido na Igreja Santo Antônio, bairro Esplanada, sob a coordenação da presidente do Parlamento caxiense, vereadora Denise Pessôa/PT. A iniciativa busca aproximar ainda mais os vereadores da comunidade e ouvir a população sobre suas demandas. Nesse sentido, a equipe da Câmara recebeu 33 registros com reivindicações referentes a diversas áreas, sendo 18 formulários entregues durante o encontro e 15 encaminhados de forma on-line. Todas as solicitações serão remetidas aos órgãos competentes e caberá a eles providenciar ou não as soluções.

“Peço aos vereadores que ajudem o poder Executivo a resolver o grande problema de Caxias do Sul hoje: o trânsito. A gente não consegue andar (de carro) em Caxias. O nosso trânsito não flui. Está trancado”, reclamou o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, abrindo a lista de reivindicações.

Ainda na parte de trafegabilidade, a falta de sinalização pelas ruas foi mencionada por líderes de pelo menos três bairros: Caravaggio, São Caetano e Aeroporto. “Tenho protocolo de pedido de sinalização (na prefeitura) desde 2018”, afirmou Nair de Lima, presidente da Associação de Moradores (Amob) do Bairro Caravaggio, lamentando porque até agora não teve a solicitação atendida. “Em alguns pontos das vias há sinalização, mas, em outros não existe nada e o risco de acidentes é grande”, queixou-se Maicon Fernando da Silva, presidente da Amob São Caetano, onde, segundo ele, as ruas João da Costa e Marcelino Ramos precisam de melhorias. O dirigente também avalia que o transporte coletivo urbano deveria ser incrementado no bairro principalmente nos finais de semana e feriados.

À frente da Amob Aeroporto, Sara Scarsi relatou que a sinaleira próxima à escola do bairro geralmente não funciona e que são necessários mais horários de ônibus. Sara também foi porta-voz de uma demanda do bairro Esplanada: ampliação da estrutura funcional na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, pois pessoas idosas acabam indo por volta das 5h da manhã na fila e nem sempre conseguem ser atendidas, informou a líder comunitária, que também coordena o Departamento Feminino da UAB.

Conselheira do Sistema Único de Saúde (SUS), Rosalina Lima fez a mesma reclamação de demora no atendimento médico na UBS. Além disso, pediu corte da vegetação no entorno da unidade e mais educação das pessoas em relação à limpeza da cidade. Ainda na parte de saúde, a presidente do Conselho Local, Vanessa Bonetto, avalia imprescindível a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul. “Quem tem poder aquisitivo baixo não tem condições de ir até a Zona Norte para ser atendido na UPA. E é preciso mais profissionais, pois há somente uma psicóloga e uma assistente social para atender cinco Unidades Básicas de Saúde em nossa região”, exemplificou a dirigente.

Durante as manifestações, o público elogiou a volta do projeto Câmara Vai aos Bairros, que ficou parado em 2020 e 2021 por causa da pandemia da covid-19. Na opinião da presidenta Denise, é uma iniciativa que dialoga com a sociedade e aproxima os vereadores das demandas mais cotidianas e urgentes. “Faço uma avaliação bastante positiva deste nosso primeiro encontro de 2022, pois os moradores trouxeram uma amostragem do que mais precisam, como melhorias no trânsito e na saúde”, frisou Denise.

Além da presidente, participaram desta primeira edição do Câmara Vai aos Bairros 2022 os demais integrantes da Mesa Diretora: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clovis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário); e os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB. O parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB estava em representação. Pelo Executivo municipal, compareceu o coordenador do Orçamento Comunitário, José Oltramari.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, ficaram definidas nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A próximas estão previstas para: 02/06, 30/06, 28/07, 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.

A iniciativa existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais