Caxias tem cerca de mil pessoas em situação de rua
O dado é baseado na estimativa de atendimentos do Centro Pop Rua, serviço de referência na cidade
A situação é alarmante, complexa e revela o grau de vulnerabilidade social incrementado pelo desemprego, falta de saúde mental, dependência química e movimento migratório.
Segundo os dados coletados no espaço que é referência para o atendimento à população em situação de rua no município, são 495 usuários que passam por mês no Pop Rua. É de lá que são encaminhados os atendimentos nas duas casas de passagem da cidade onde há mais 120 vagas, além das 40 do Pop.
Em 2023, o local de referência contabilizou 2.094 pessoas atendidas. O número impressiona e levanta a urgência de debate sobre o enfrentamento à chaga social.
Com base nisso, o programa Temática desta segunda-feira, ouviu os representantes de serviços importantes que atuam na causa humanitária, serviço público municipal e na formação de políticas públicas voltadas ao tema.
O advogado que atua no CAM - Centro de Atendimento ao Migrante, Adriano Pistorello, explicou como funciona o serviço que dá apoio e dignifica a qualidade de vida de migrantes, imigrantes e refugiados. Confira o conteúdo completo aqui.
O vereador Lucas Caregnatto, presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara de Vereadores, falou sobre o papel da casa na fiscalização do cumprimento das políticas públicas vigentes. Caregnatto também apontou a urgência em rever o tema a partir da realização de nova audiência pública e a necessidade declarada de oferecer banheiros públicos abertos 24 horas para atender a demanda de quem está em situação de rua. Confira a entrevista aqui.
A coordenadora do Centro Pop Rua, Márcia Fuhr, explicou como fuciona o serviço na cidade e falou da complexidade do tema. Ouça aqui.
A saber: O CAM funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h na rua Prof. Marcos Martini, 1600, próximo ao Hospital da Unimed e atende pelo telefone: >(54) 3027-3360.
O Centro Pop Rua funciona na Avenida Pedro Mocelin 421 B - ao lado do CREAS Sul, após o Campo Municipal - Cinquentenário. O telefone fixo é >(54) 3901-1504 e o celular do Serviço Especializado em Abordagem Social é (54) 98403-8864 que recebe chamadas até 22h e em formato de plantão nos finais de semana.
Comentários